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Cultura | 20.10.11 - 19h49

Copa garantirá legado de obras estruturadoras para o Recife

A Copa do Mundo garantirá, ao Recife e sua Região Metropolitana, um legado de obras estruturadoras que representam um avanço de décadas na infra-estrutura da região. Dentro da Matriz de Responsabilidades do evento, o Governo do Estado já assinou a ordem de serviço para a construção do Ramal da Copa, corredor orçado em R$ 131 milhões que garantirá o acesso à Cidade da Copa a partir de Camaragibe, e dará início, nesta sexta (21), à construção do Terminal Integrado de Passageiros Cosme e Damião, mais uma opção de transporte público para a Cidade da Copa.

Também dentro da Matriz de Responsabilidades da Copa, a Prefeitura do Recife está realizando a maior obra viária dos últimos 30 anos na cidade: a Via Mangue, com investimento previsto de R$ 433,2 milhões, recursos do PAC da Copa e do município.

Outras grandes intervenções que seguem em licitação, pelo Governo do Estado, incluem o Corredor Leste/Oeste, que seguirá da praça do Derby até a estação Timbi, em Camaragibe, interligando-se com o ramal da Copa. Investimento previsto de R$ 227 milhões. Já o corredor Norte/Sul fará, em sua primeira etapa, a ligação entre Igarassu e a estação Recife do Metrô, estimulando a interligação entre os diferentes modais. Obra que deverá receber em torno de R$ 216 milhões. Tudo isso sem falar de diversas outras intervenções relacionadas ao evento, como a duplicação da BR-408, o Terminal de Passageiros no Porto e a instalação de novos conectores no aeroporto.

Os jogos da Copa do Mundo em Pernambuco acontecerão na moderna arena que está sendo construída em São Lourenço da Mata, na divisa com Recife e bem próxima dos municípios de Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes. A arena está orçada em R$ 494 milhões e terá capacidade para 46 mil pessoas, com 4700 vagas de estacionamento. Já foram executados 20% da obra, com previsão de chegar a 30% até o final do ano. O estádio se insere num projeto maior, que inclui a construção de um bairro planejado a 19 km do Marco Zero e do Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes/Gilberto Freyre.

A Via Mangue será composta por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia, se constituindo na primeira via expressa da cidade, com velocidade média de 60km/h. No sentido Centro/Boa Viagem, a via terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem/ Centro, a extensão é de 4,37km. Esta obra engloba ainda a construção de dois elevados por sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem; oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); duas alças de ligação, alargamento da Ponte Paulo Guerra e do Viaduto Capitão Temudo. A via expressa não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para deficientes físicos e idosos.

Com sua implantação, cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul. Uma área de 221 hectares receberá ações de saneamento integrado com a implantação de rede de saneamento, estações elevatórias e emissários de esgoto.