NOTÍCIAS

| 20.10.11 - 19h44

Intervenção urbana movimenta centro da cidade no primeiro dia do Festival de Dança

Evento realizado pela Prefeitura do Recife traz mais de 30 espetáculos a preços populares até o dia 31

Um movimento diferente na rua e, em poucos segundos, um aglomerado formou-se na Praça da Independência. Foi o que aconteceu na tarde desta quinta (20), durante a performance “Summer Camp”, dentro da programação do 16º Festival Internacional de Dança do Recife, realizado pela prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife de 20 a 30 de outubro.

A experimentação, feita por dois bailarinos brasileiros que integram o Coletivo de Intervenção Urbana, começou como uma brincadeira na Argentina, de onde o grupo é originário. “Durante o verão, as pessoas lotam as praças e parques de lá, inclusive a praça Miserere que se parece muito com essa praça daqui. Tudo surgiu como diversão, sem intenção de se tornar um trabalho. Depois de um tempo, percebemos que isso poderia ser aperfeiçoado e levado a diversos lugares. E aqui estamos”, comemora o performer, Sebastião Soares, que é pernambucano.

Sem música, a dupla caminha pela praça, atravessa a faixa de pedestres ao mesmo tempo em que faz movimentos aleatórios, aproximando-se das pessoas e causando uma interação espontânea. A Summer Camp, é uma intervenção urbana de verão, como o nome diz. É um convite para sair de casa, para ver a cidade de outra maneira, para observar as pessoas ao seu redor”, conta a performer paulista, Flávia Pinheiro.

Eu vi a programação no jornal e me animei logo para ver. Gosto muito de dança e teatro e ainda mais assim, ao ar livre. É uma coisa bem diferente, empolgante”, afirma a aposentada, Luzinete Ferraz, de 79 anos, que acompanhou atenta cada gesto da performance. “Eu nunca tinha visto uma coisa dessas na rua. To achando ótimo, divertido. Parabenizo a Prefeitura por fazer isso pra gente”, falou o corretor, Joselito Rodrigues.

O Festival Internacional de Dança do Recife, que este ano homenageia o músico, dançarino e ator, Antônio Carlos de Nóbrega, terá sua abertura oficial nesta sexta (21) e segue até o dia 30 de outubro. O evento oferece espetáculos a preços populares – R$ 5,00, workshops gratuitos e intervenções urbanas em diversos pontos da cidade. A programação completa está no blog www.dancarecife.blogspot.com