NOTÍCIAS

Cultura | 20.10.11 - 18h24

João da Costa participa de entrega de habitacional na Imbiribeira

Comunidades de Dancing Days e Sítio Grande foram beneficiados com a entrega de 60 unidades habitacionais, contruídas pelo Governo do Estado

O prefeito do Recife, João da Costa, participou, na manhã desta quinta-feira (20), da entrega das primeiras 60 unidades habitacionais que foram construídas pelo Governo do Estado, na Imbiribeira, para moradores das comunidades Dancing Days e Sítio Grande. A solenidade de entrega das chaves e termos de posse foi realizada pelo governador, Eduardo Campos, e contou – também - com a presença de parlamentares, representante da Caixa Econômica Federal e secretários estaduais e municipais.

Após entregar as chaves da nova moradia à dona de casa Miriam Ferreira da Silva, residente da comunidade Dancing Days, o gestor da capital pernambucana falou sobre sua alegria, partilhada com os moradores da área. “É com muita felicidade que estou aqui hoje dividindo com vocês essa conquista, que é a de ter acesso à moradia digna”, disse. A líder comunitária Quitéria Cruz falou sobre a confiança que teve nos governos para a conquista das casas. Esse é um marco de uma luta de muitos anos e graças a Deus tivemos o comprometimento do governador e a importante retaguarda do prefeito João da Costa, que aqui está.

Na ocasião, Costa destacou que a Prefeitura do Recife (PCR), junto com o Governo do Estado, por meio do Prometrópole e também com outras parcerias, entregará, até o final do próximo ano, 7 mil novas habitações. Como exemplo próximo, citou dois conjuntos habitacionais que serão entregues na próxima semana, um em Dois Unidos e outro do Arruda e o Via Mangue II que será entregue no início de novembro com 320 apartamentos . “Em novembro as pessoas que vivem nas palafitas, em condições precárias, passarão a ter, assim como vocês, um lugar honrado para viver e criar seus filhos”, enfatizou.

O Recife é uma cidade bonita e generosa, porém marcada pela desigualdade social. Mas, atualmente, ela é cuidada com um olhar diferenciado, de atenção aos mais carentes, como na gestão de João da Costa, que carrega o compromisso de dar sequência a trabalhos como o do primeiro prefeito eleito pelo povo, Pelópidas Silveira, ou do meu avô, Miguel Arraes”, afirmou o governador, acrescentando que as unidades são resultado da luta das comunidades desde o final da década de 1970 quando a área foi ocupada. “Fazer é diferente de falar. Fazer é encantador. Com o povo participando do projeto é melhor ainda. É com trabalho, humildade e unidade que construímos um Recife e um Pernambuco melhor para vivermos”, finalizou.

O conjunto habitacional, entregue nesta quinta-feira, faz parte de um conjunto de intervenções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, sob a gerência do governo do estado. Nesta primeira fase, cerca de 300 pessoas serão beneficiadas, com imóveis que contam com 40m². “Estou muito contente, enquanto prefeito, que Eduardo Campos tenha um trabalho voltado também para o Recife. Com obras como esta, a Cidade é beneficiada. Se foi feita pelo governo, é ótimo, afinal ajuda a Prefeitura a resolver um problema social grave”, ressaltou Costa.