NOTÍCIAS

Esportes | 20.10.11 - 16h20

Prefeitura realiza entrega de óculos a estudantes da Rede Municipal

Trezentos estudantes foram beneficiados pelo Programa Olhar Recife

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação Esporte e Lazer, entregou, nesta quinta-feira (20), cerca de 300 óculos para estudantes da Rede Municipal de Ensino. O evento aconteceu na Escola Municipal Diná de Oliveira, no bairro da Iputinga, e contou com a participação da secretária de Educação, Ivone Caetano, que representou o prefeito João da Costa, e da diretora de Atenção à Saúde do Recife, Bernadete Perez.

A ação faz parte do Programa Olhar Recife, ação conjunta das secretarias de Educação e Saúde que, desde 2010, já atendeu a 39 mil alunos da Rede com consultas oftalmológicas com profissionais da Fundação Altino Ventura (FAV), entrega de óculos e tratamento de reabilitação visual.

Para Ivone Caetano, a iniciativa serve de alerta para os pais acompanharem os filhos mais de perto. “Muitas vezes a criança possui uma dificuldade e não verbaliza. Os pais precisam acompanhar o desenvolvimento dos filhos. Além disso, a iniciativa melhora a aprendizagem do estudante”, explicou a secretária.

Um dos contemplados com os óculos foi o estudante da Escola Municipal João Pessoa Guerra, na Várzea, Iêgo Bezerra. “Minha visão melhorou muito com os óculos”, disse o estudante, que compareceu ao evento com a mãe, Maria de Fátima Bezerra. “Esses óculos realmente chegaram em boa hora. Iêgo possui muita dificuldade em enxergar com o olho esquerdo. Agora vai melhorar”, afirmou Fátima.

Segundo Juliana Silva, mãe do aluno Esdras Silva, da Escola Casarão do Barbalho, o filho estava com dificuldade na aprendizagem. “A professora disse que ele se levantava com o caderno e ficava próximo ao quadro, pois não enxergava direito. Agora, até acompanhamento especializado ele vai ter”, disse.

A coordenadora do Centro de Reabilitação da Fundação Altino Ventura, Sônia Pessoa, aposta na parceria. “A iniciativa reabilita e habilita pessoas, insere as crianças na sociedade. É fundamental que até os sete anos, de seis em seis meses, todas as crianças compareçam ao oftalmologista para uma avaliação”, disse.

Somente em 2010, a Prefeitura atendeu 26.498 mil estudantes de 94 escolas municipais, nos Distritos Sanitários I, II e III, realizando a triagem ocular e encaminhando para consulta oftalmológica 4.462 estudantes. Desse total, a Prefeitura garantiu 694 óculos àqueles que apresentaram problemas de refração. As crianças que apresentaram deficiência visual foram encaminhadas para o Centro de Reabilitação Menina dos Olhos da Fundação Altino Ventura.