NOTÍCIAS

Cultura | 20.10.11 - 19h20

Secretario de Ciência, Tecnologia do Recife conversa com internautas

Por Gérsica Marques

Com o objetivo de aumentar ainda mais a interação entre a gestão municipal e a população, a Prefeitura do Recife realizou na tarde desta terça-feira (20), mais um bate-papo com internautas através da twitcam. Desta vez o convidado foi o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti. Durante 30 minutos, o secretário esteve disponível para responder questões sobre as cadeias produtivas do município, com ênfase na Economia Criativa, sobre o Parque do Jiquiá, Empreendedor Individual e também sobre os Telecentros. Esta foi a quarta twitcam realizada com gestores do Município.

A maior quantidade de perguntas ficou para o tema Cadeias Produtivas, principalmente Economia Criativa. O secretário comentou que, há poucos dias, o prefeito João da Costa, assinou portarias que criam comitês gestores para tratar dos assuntos ligados às três cadeias produtivas estudadas pelo Centro de Gestão de Estudos Estratégicos do Ministério de Ciência e Tecnologia, que são a Economia Criativa, Eletroeletrônica e de Fármacos. O documento está disponível no portal da Prefeitura do Recife.

José Bertotti destacou que o quinto maior parque de biotecnologia do Brasil está localizado no Recife. “Essas empresas incubadas funcionam dentro da Universidade Federal de Pernambuco e utilizam os laboratórios da instituição”. O gestor acrescentou que este polo é composto por 16 empresas e demandam, no Recife, a construção de um parque de biotecnologia próximo ao aeroporto e às universidades.

Sobre a atração de recursos para o município o secretário falou sobre o Parque do Jiquiá, um dos que estão sendo implantados no município. “A criação e recuperação de parques é uma marca do governo do prefeito João da Costa, dentre eles estão o da Tamarineira, Manguezais, Santana, Caiara, Apipucos e do Parque do Jiquiá.  Para o Jiquiá foram captados, por meio de emendas, R$ 10 milhões do Ministério das Cidades; R$ 25,7 milhões do Ministério da Ciência e Tecnologia; além dos recursos oriundos do Ministério dos Esportes, Governo do Estado e da Prefeitura do Recife, para a realização de obras como a revitalização da torre de atracação do Zepellin, a criação do Centro Tecnológico Vocacional da Indústria Criativa, instalação de um Museu de Ciências com foco nos cientistas pernambucanos, Planetário e o saneamento da área”, explicou José Bertotti.