NOTÍCIAS

| 20.10.11 - 18h52

USF Djair Brindeiro recebe Ação Cívico-Social do Hospital da Aeronáutica

Evento aconteceu na comunidade de Borborema, na Zona Sul do Recife

Por Victor Ferreira

O Centro de Saúde Professor Djair Brindeiro, localizado na comunidade Borborema, em Boa Viagem, abriu suas portas, nesta quinta-feira (20), para a Ação Cívico-Social (Aciso) do Hospital da Aeronáutica do Recife (HARF). Durante todo o dia, profissionais de saúde do hospital e da unidade municipal atenderam aos moradores da região, que teve reforço nos atendimentos preventivos e curativos na área médica e odontológica.

A gerente do Centro de Saúde, Silvia Morato, avaliou a ação de forma bastante positiva. “Ultrapassou as nossas expectativas e esperamos que ela possa ser repetida. A parceria foi muito boa, porque nem todas as especialidades são oferecidas na nossa unidade, como ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia e cardiologia. Então a Aeronáutica nos proporcionou tudo isso”, disse Silvia.

Uma das profissionais da rede municipal, a pediatra Vitória Rodrigues ficou muito feliz com a parceria. “Achei excelente, porque recebemos muita gente e todos saíram satisfeitos. Foi um presente muito especial para esta comunidade”, afirmou.

Diretor da Odontoclínica de Aeronáutica do Recife, o tenente-coronel-dentista Jorge Farinassi foi o representante da instituição no evento. Ele fez atendimentos em adultos e crianças. Entre os procedimentos, escovação e aplicação de flúor, restauração e limpeza dentária. “A ação está sendo um sucesso, pois atingimos os objetivos e metas traçadas no planejamento da Aciso”, comentou.

A comunidade também se mostrou bastante satisfeita com a ação. Adeci Santos, por exemplo, gostou do evento, apesar de não conseguir ser atendido, por ter passado mal enquanto esperava. “Tem muita gente aqui, mas o atendimento está muito organizado. Eu vim aqui para fazer a extração de um dente, mas comecei a me sentir mal e me chamaram para esta sala, onde aferiram minha pressão e falaram que eu estava com pressão alta. Por isso não vou poder extrai o dente hoje”, falou.

Dona Elizabete Milanez, de 54 anos, realizou um atendimento de cardiologia e saiu satisfeita do local. “O atendimento foi ótimo, principalmente porque soube que minha saúde está muito boa. Eu já sou paciente deste posto, mas aqui não tem cardiologia. Hoje foi a oportunidade de fazer um check-up”, relatou dona Elizabete.

O atendimento continuará até o fim da tarde, com uma presença da população da comunidade da Borborema. A expectativa das organizadoras é de que, até as 16h, cerca de 700 pessoas sejam atendidas pelos profissionais do Hospital da Aeronáutica.