NOTÍCIAS

Cultura | 20.10.14 - 09h25

Mutirão do Pacto Pela Vida do Recife interdita bares no Ibura

O Pacto Pela Vida do Recife envolve ações como melhoria do controle urbano e conscientização da população sobre prevenção à violência. (Foto: Lú Streithorst/PCR)

Um dos 15 bairros prioritários do programa municipal Pacto Pela Vida, o Ibura teve dois bares interditados neste fim de semana. O mutirão, realizado na noite do sábado (18), envolveu equipes das secretarias de Mobilidade e Controle Urbano e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smas), com apoio da Polícia Militar de Pernambuco.

Os fiscais da Smas utilizaram decibelímetro para aferir a altura do som, além de checarem se os estabelecimentos possuíam licença ambiental. Já a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano verificou a existência de licença de funcionamento. Se não apresentar esses documentos, um bar pode ser fechado.

Com 50.617 habitantes, segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2010, o Ibura ocupa 1.019 hectares. Além desse bairro, integram o Programa Pacto Pela Vida do Recife outros 14: Imbiribeira, Vasco da Gama, Água Fria, Campo Grande, Cohab, Torrões, Ilha Joana Bezerra, Jardim São Paulo, Várzea, Areias, Dois Unidos, Nova Descoberta, Afogados e Pina.

Em 2013, 51% dos homicídios aconteceram nesses bairros. Criado em julho de 2013, o programa leva cidadania às comunidades mais vulneráveis da capital. O Pacto Pela Vida do Recife envolve diversas secretarias municipais, que realizam ações como melhoria do controle urbano e conscientização da população sobre prevenção à violência.