NOTÍCIAS

Cultura | 20.10.14 - 09h19

Parque Santana com programação para toda a família

Projeto Meu Parque Esportivo leva diversas modalidades à Zona Norte do Recife, até o dia 8 de novembro. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Nesse fim de semana, dias 18 e 19 de outubro, quem passou pelo Parque Santana, na Zona Norte do Recife, aproveitou as mais variadas modalidades esportivas. Das 9h às 17h, teve escolinha de futebol, oficina de slackline, aula de tênis, bicicross, recreação com skate, basquete, corrida e muitas outras atividades radicais.

Quem se divertiu bastante na aulinha de skate foi a pequena Ana Beatriz, de 7 anos. Atenta à aula, ela atendia aos comandos do instrutor e aos poucos foi dominando o esporte. O pai dela, o militar do Exército Arnaldo de Oliveira, de 38 anos, ficou contente com a programação no parque. “É muito importante que as crianças tenham um lugar para praticar esportes e, mais ainda, que elas possam interagir umas com as outras”, destacou.

Vânia e Mauro Souza, ambos de 43 anos, levaram o filho Pedro, de 6 anos, para o Santana. Foi a primeira vez de toda a família por lá. “Estou encantada com o tamanho do parque e com as inúmeras atividades que estão acontecendo”, comentou a bibliotecária. Pedro estava participando da escolinha de futebol, mas antes de começar a jogar ele aproveitou um lanche reforçado junto aos coleguinhas. “Estou gostando muito daqui, adoro jogar bola e hoje tem muita gente para brincar”, disse.

Também brincando com a bola, mas em outra modalidade, estava Willian Gabriel, de 10 anos. “Meu sonho é ser jogador de basquete”, afirmou, enquanto manuseava a bola, jogada contra o chão à medida que ela retornava para as suas mãos. “Essa é a primeira vez que eu tenho a oportunidade de aprender mesmo, com um professor e tudo, estou adorando. Espero que mais pra frente eu me transforme em um grande atleta”.

Os 63 mil metros quadrados do parque estavam repletos de atividades esportivas para pessoas de todas as idades. O projeto Meu Parque Esportivo, desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, é realizado a partir de uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Esporte (IDE). Todas as atividades que estão acontecendo no Santana são gratuitas e seguem até o dia 8 de novembro.

Ciclofaixa de Turismo e Lazer

O novo trecho da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que tem 1,5 quilômetro e liga o Parque da Jaqueira ao Santana, conta com uma novidade. Para orientar a população sobre o novo percurso, cinco duplas de arte-educadores se revezaram ao longo desse domingo (19) nas ruas que fazem parte do trajeto, inaugurado no dia 12 de outubro. Além disso, agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) também estiveram no local para dar informações aos motoristas e ciclistas.

O professor Antônio Oscar da Fonte, de 67 anos, aprovou o novo percurso. “Eu sempre uso a rota norte da Ciclofaixa, saindo de Parnamirim. Hoje eu usei o novo trecho e estou aproveitando para conhecer o Parque Santana”, comentou. Utilizando esse novo percurso, Antônio disse que os orientadores fizeram toda a diferença. “Mesmo com os cones, a gente pode se confundir e com os orientadores a gente se sente até mais seguro”.

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer possui três rotas que garantem mais lazer e saúde para a população, todos os domingos e feriados, das 7h às 16h. O ponto de convergência entre elas é o Marco Zero, no Recife Antigo. Agora são 36,5 quilômetros que cortam 31 bairros da cidade, passando por pontos turísticos da cidade como mercados, museus, praças e parques.