NOTÍCIAS

Cultura | 20.10.14 - 10h49

Teatro de Santa Isabel recebeu performance surpreendente voltada para surdos e ouvintes

[caption id="attachment_49424" align="alignleft" width="680"] Mariana Muniz levou ao palco o espetáculo “2 Mundos”, dentro da programação do 19º Festival Internacional de Dança do Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

A potência da palavra não falada, inscrita no próprio corpo, emocionou a plateia do Teatro de Santa Isabel, neste domingo (19), quando a bailarina e coreógrafa Mariana Muniz levou ao palco o espetáculo “2 Mundos”, dentro da programação do 19º Festival Internacional de Dança do Recife. O solo da artista, na qual ela estabelece pontos de contato entre o teatro, a dança e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), é uma delicada imersão no universo dos surdos. Realizado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, o 19º FIDR segue até o próximo dia 26.

Resultado de um trabalho realizado pela bailarina-criadora com um grupo de surdos da Universidade de São Paulo (USP), a performance investiga, em cerca de 50 minutos, as relações entre o silêncio e o sentido simbólico dos gestos, expressos na dança, no teatro e na Língua Brasileira de Sinais. Além dos movimentos da dança contemporânea e da Libras, Mariana usa também a fala para se comunicar com a plateia. “É o primeiro espetáculo do festival que eu assisto. Achei surpreendente e emocionante por conseguir se comunicar com ouvintes e surdos. Além disso, me fez pensar em como a palavra tantas vezes não é suficiente para expressar o que sentimos e que talvez o corpo seja mais eficiente nisso”, comentou o estudante Fernando Menezes.

Programação - A programação do 19º Festival Internacional de Dança do Recife segue com espetáculos, seminários e oficinas até o dia 26. Nesta segunda (20), o Teatro Apolo Hermilo recebe, às 20h, a performance “Anticorpo”, do bailarino Saulo Uchôa. Amanhã (21), o Studio de Danças apresenta o espetáculo de balé clássico “Divertissement”, às 20h, no Teatro Barreto Júnior. Para os apreciadores da dança contemporânea, no mesmo dia, o grupo Acupe (PE) mostra o espetáculo “Territórios”, no Teatro Apolo, às 20h30. Os ingressos para os espetáculos nos teatros custam R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada).