NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 20.10.15 - 10h57

Escuta do Recife 500 Anos chega a 17 bairros da Zona Norte da cidade

As Oficinas de Futuro do Recife seguem até o dia 09 de novembro. Além do Recife, outras cidades brasileiras já estão programando seus planos estratégicos de futuro.

A Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) leva a escuta do Recife 500 Anos para mais 17 bairros da cidade. Amanhã (21) é a vez de 17 bairros da Zona Norte contribuírem com o plano de futuro da cidade. O encontro será na Escola Nóbrega (Estrada de Belém, nº257, Encruzilhada), a partir das 18h, e não é preciso pagar nada para participar. A primeira rodada aconteceu na semana passada em Santo Amaro envolvendo os bairros do Centro do Recife e a escuta popular segue até o dia 09 de novembro. O Recife 500 Anos é fruto de uma pareceria da Prefeitura do Recife com o Porto Digital.

Qual o modelo de cidade que o recifense pensa em ter dentro de aproximadamente 20 anos? Esta é a pergunta que norteia o trabalho realizado pela ARIES dentro do projeto Recife 500 Anos e é a principal questão a ser respondida pelos participantes das "Oficinas de Futuro". Os 17 bairros da Zona Norte que compõem a Região Político-Administrativa 2 (RPA2) contemplados nesta rodada são: Arruda, Campina do Barreto, Hipódromo, Peixinhos, Ponto de Parada, Rosarinho, Torreão, Água Fria, Alto Santa Terezinha, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Fundão, Porto da Madeira, Beberibe, Dois Unidos e Linha do Tiro. Divididos em grupos, a ideia é que cada participante possa deixar suas impressões sobre que cidade que se busca para o ano de 2037.

Para participar não é preciso fazer inscrição e nem é necessário que os interessados em discutir o futuro do Recife sejam formalmente ligados a qualquer tipo de entidade representativa. Mas aquelas que fazem parte ativamente de clube de mães, associação de moradores ou de qualquer outra liderança local deve participar das oficinas e contribuir. O objetivo é alcançar o maior número de pessoas possível para a formulação de dados que venham a ser incorporados no plano estratégico de médio e longo prazo. O horizonte desse período é o ano de 2037, quando o Recife será a primeira capital do Brasil a completar oficialmente cinco séculos de existência.

Além do Recife, que já iniciou a formulação do seu planejamento estratégico, outras cidades brasileiras também estão cuidado dos seus futuros. Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Niterói são alguns exemplos. Nas iniciativas adotadas por elas está o envolvimento da sociedade na construção de um novo rumo no desenvolvimento urbano. Conheça um pouco mais sobre o Recife 500 Anos e os projetos que estão sendo desenvolvidos por essas cidades.

Recife 500 Anos - Um projeto de futuro que tem como marco temporal 12 de março de 2037, data em que Recife completa 500 anos. O projeto visa estruturar um plano estratégico para o desenvolvimento ordenado da cidade sob a perspectiva da inclusão e desenvolvimento humano, desenvolvimento econômico, espaço urbano e mobilidade, sustentabilidade e meio ambiente. Todo o processo de construção é realizado em conjunto com a população, que possui papel fundamental em todas as fases da sua elaboração. A iniciativa é pioneira e acontece em parceria entre poder público e sociedade organizada, por meio da Prefeitura do Recife e o Porto Digital.

Niterói 2033
A Prefeitura de Niterói lançou, em dezembro de 2014, o Plano Estratégico 2013/2033 - Niterói que Queremos para os próximos 20 anos da cidade. O plano apresentou os indicadores, projetos e metas de curto, médio e longo prazos, através de estudos concretizados via escuta pública, realizada desde 2013. Para o seu desenvolvimento, foram realizadas entrevistas com 40 personalidades da cidade e 5,7 mil pessoas através de pesquisa na internet. Além disso, 5,3 mil crianças da rede pública municipal de educação foram envolvidas no concurso "Criando a Niterói do Amanhã”, ajudando a traçar um diagnóstico preciso sobre os desafios e problemas de cada região de Niterói, através de redações, desenhos e redações ilustradas.

Rio de Janeiro 500
Em agosto deste ano, foi lançado o projeto “Visão Rio 500”, que vai promover diversas ações para discutir o futuro da cidade para os próximos 50 anos e auxiliar na elaboração das metas e diretrizes do Plano Estratégico 2017-2020. O diferencial desta edição da elaboração do documento é o processo 100% colaborativo e participativo, pois a população poderá enviar sugestões e votar nas melhores ideias.

Pesquisas quantitativas e qualitativas, plataforma colaborativa online, carteira de projetos, fóruns regionais, Conselho da Juventude e concurso de redação são algumas das atividades pensadas para envolver os moradores da cidade nas discussões. Após a fase de engajamento, pesquisa, proposição e votação popular, o lançamento do documento será em 1º de março de 2016, quando se encerram as comemorações oficiais pelo aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro.

Salvador 2049
Em maio de 2014, a Prefeitura Municipal lançou o Plano Salvador 500, plano de desenvolvimento que contempla uma série de audiências a serem concluídas até o final de 2015, nas quais estão sendo discutidas ações e políticas públicas para melhor estruturar Salvador até 2049, ano em que a capital baiana completa 500 anos. Durante as audiências serão discutidos temas como mobilidade, desenvolvimento econômico, social e ambiental, além do ordenamento e a redução das desigualdades sociais da população de Salvador.

O planejamento municipal está estruturado em três escalas entrelaçadas e complementares. A primeira, de cunho estratégico, tem por natureza pensar o município em um horizonte de longo prazo. A segunda diz respeito ao planejamento urbano do município, ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) que, além de identificar problemas estruturais da cidade, permite, na leitura dos seus habitantes, definir uma estratégia de ordenamento territorial. A terceira, chamada de planejamento operacional, vai identificar as demandas mais urgentes da população e encaminhar soluções imediatas que resolvam ou atenuem problemas em curto prazo.

Belo Horizonte 2030
O Planejamento Estratégico BH 2030 - A Cidade que Queremos, lançado em 2011 pela Prefeitura, traça o planejamento estratégico da capital mineira para os próximos 15 anos, principalmente no que se refere a políticas públicas municipais. Possui como visão de futuro uma cidade de oportunidades, sustentável e com qualidade de vida e tem como objetivos multiplicar oportunidades de trabalho e promover ambiente favorável à criação e ao desenvolvimento de negócios, impulsionados por serviços de valor agregado, capital humano qualificado e inserção competitiva nas redes nacional e mundial das cidades.

Diversas reuniões regionais e temáticas foram realizadas para aperfeiçoamento das propostas do planejamento. Com a colaboração de um conjunto de especialistas, pesquisadores, gestores públicos e da iniciativa privada, lideranças políticas, empresariais e sociais, a equipe técnica da prefeitura consolidou dois níveis de planejamento estratégico para a cidade. O primeiro, de curto e médio prazos chamado "BH Metas e Resultados", abrange 12 áreas de resultados e 40 projetos sustentadores. Já o de longo prazo visa o horizonte de 20 anos, procurando definir e estabelecer indicadores e objetivos para a cidade ideal em 2030.

O plano também pretende assegurar as melhores condições de mobilidade, acessibilidade e conectividade em todo o espaço urbano e contribuir para sua melhoria em âmbito metropolitano; consolidar ambiente político-institucional de qualidade, baseado na integração metropolitana e em gestão pública democrática e participativa e, finalmente, propiciar ambiente social que estimule a convivência alegre e saudável entre as pessoas.

Sobre a ARIES - O desafio de conduzir o processo de construção do Recife 500 Anos está sob os cuidados da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) por meio de um contrato de gestão firmado entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital. O trabalho está dividido em três etapas: desenvolvimento do Plano Recife 500 Anos; estruturação dessa nova governança que atuará como guardiã da estratégia de longo prazo; e a promoção de espaços de antecipação de futuro, experimentos que permitam ao Recifense ter no tempo presente um vislumbre do que podemos construir para o futuro. Saiba mais detalhes sobre o trabalho da ARIES e do Recife 500 Anos no Facebook: ARIES - Agência Recife para Inovação e Estratégia, ou no site www.recife500anos.com.br.

 

Cronograma de realização das plenárias 

 

ENCONTRO

LOCAL

HORA

21/10/15

(Quarta)

RPA 2

18h ás 22h

Encruzilhada – Escola Nóbrega

(Est. de Belém, 257)

22/10/15

(Quinta)

FÓRUM DO PREZEIS*

14h ás 18h

URB

(Av. Oliveira Lima, nº679. Boa Vista)

27/10/15

(Terça)

RPA 3

18h ás 22h

Casa Amarela – Centro Público de Casa Amarela (Av. Norte, 5600)

29/10/15

(Quinta)

RPA 6

18h ás 22h

Imbiribeira – Faculdade Universo

(Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2169)

04/11/15

(Quarta)

RPA 5

18h ás 22h

Afogados – Esc. Amaury de Medeiros

(Rua São Miguel, S/N)

05/11/15

(Quinta)

CONSELHOS SETORIAIS*

14h ás 18h

Forte das Cinco Pontas

09/11/15

(Segunda)

RPA 4

18h ás 22h

Madalena - Centro Paulo Freire

(Rua Castro Leão, S/N)