NOTÍCIAS

Educação | 20.10.15 - 17h42

Fórum Bilíngue debate a educação de alunos surdos

Evento acontece nesta quarta (21), na Escola Paulo Freire, reunindo professores e técnicos para estimular a troca de experiências sobre o tema

 

A Secretaria de Educação do Recife promove, nesta quarta (21), o I Fórum Municipal Bilíngue, que reunirá professores e técnicos para estimular a troca de experiências sobre o trabalho feito nas salas bilíngues do município, contribuindo para aprimorar o atendimento aos estudantes surdos que têm aulas em Libras e em Português nas escolas municipais. O evento acontece na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire, na rua Real da Torre, Madalena, durante todo o dia. As inscrições estão abertas para o público em geral.

O tema do Fórum é "A Influência do Bilinguismo no Desenvolvimento Cognitivo dos Estudantes com Surdez. A programação começa às 8h30, com palestras dos professores Leila Mesquita (PCR/UPE), Darlene Seabra (Escola Técnica Estadual Soares Dutra) e Antonio Cardoso (UFPE), que abordará o tema "A importância da educação bilíngue para os surdos brasileiros".

À tarde, o trabalho continua com exposições do vice-coordenador do curso de Letras/Libras da UFPE, Carlos Mourão; do professor da UFPE Cristiano Monteiro; e da assistente social Mariana Hora (TJPE), falando sobre "A importância da escola bilíngue na socialização da criança surda". O encerramento fica a cargo do titular da Superintendência Estadual de Apoio da Pessoa com Deficiência, Bernardo Klimsa.

INCLUSÃO - Este ano, a Secretaria de Educação do Recife inaugurou salas bilíngues para os alunos surdos matriculados na rede municipal de ensino. Atualmente, 64 estudantes estão matriculados nas 17 turmas distribuídas em sete escolas que funcionam como polos. Lá, eles aprendem Libras como primeiro idioma, ampliando o uso social da linguagem de sinais, e português como segunda língua, para contemplar o ensino na modalidade escrita em todas as áreas de conhecimento.

Dessa maneira, os alunos têm a linguagem de sinais adicionada aos componentes curriculares, conforme recomenda o Plano Nacional de Educação. Quem não sabe se comunicar em Libras também aprende a língua nas salas bilíngues. Com essa iniciativa, o Recife agora faz parte das cidades brasileiras que possuem escolas públicas bilíngues. Além da capital pernambucana, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Campina Grande adotam a iniciativa. 

  

Clique AQUI para se inscrever

 

Mais informações: Divisão de Educação Especial - (81) 3355.5972 / 5973