Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 20.10.17 - 14h14

Alegria e inclusão nas areias de Boa Viagem no encerramento da 3ª Semana do Brincar

img_alt

Programação teve início na última segunda e levou alegria e inclusão para toda a cidade. Prefeito Geraldo Julio participou do encerramento na arena do Programa Praia Sem Barreiras (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Um dos lugares mais democráticos da cidade, as areias da praia de Boa Viagem serviram de palco nesta sexta-feira (20) para o encerramento da 3ª Semana do Brincar do Recife. A ação da Prefeitura do Recife, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, em comemoração ao Mês das Crianças, teve direito a banho de mar assistido para crianças com deficiência. A festa ficou por conta delas, que tomaram banho de mar, jogaram vôlei sentado, ouviram histórias e participaram das atividades de lazer.

O prefeito Geraldo Julio esteve no local para conferir o encerramento da Terceira Semana do Brincar e ressaltou a importância da inclusão no desenvolvimento dos pequenos."A gente está aqui no Praia sem Barreiras, na edição especial da semana do brincar, que é um momento em que a gente desperta nos pais, nas mães e nos familiares a importância da brincadeira no desenvolvimento das crianças. Nas crianças de zero a 6 anos, a brincadeira tem papel fundamental para estimular esse desenvolvimento", afirmou o prefeito. "Esse é o terceiro ano que a gente faz essa edição especial, porque a inclusão também é nosso foco", grifou Geraldo.

As atividades da Terceira Semana do Brincar do Recife começaram na última segunda (16), em comemoração ao Mês das Crianças. Com o tema “Online ou offline: o importante é brincar juntos”, a programação da semana organizada pela SDSJPDDH, em parceria com as Secretaria Municipais de Educação, Saúde e de Turismo, Esportes e Lazer, incluiu contações de histórias, aulões de dança, jogos de damas, memória e dominó; bate papo e exposição sobre a história do videogame, entre outras atividades recreativas. As ações foram destinadas a diferentes públicos, como as crianças e os adolescentes que estudam na rede municipal de ensino do Recife, que vivem nas casas de acolhimento institucional da PCR, que são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), entre outros.

Ao lado do filho Kelve Rodrigues dos Santos, 12 anos, a dona de casa Luciana Rodrigues tomava banho de mar e se divertia junto com ele. Ela conta que o filho não gostava de mar, por causa da dificuldade de se locomover até a água. "Ele não gostava, fazia espetáculo, tinha medo. Agora ele fica feliz, alegre e me pedindo para voltar para o mar. Foi um projeto muito bom esse que fizeram", contou ela. 

A titular da pasta, Ana Rita Suassuna, grifou o mérito da iniciativa para incluir as pessoas com deficiência e destacou a importância do brincar na primeira infância. "Fortalecer o brincar é muito importante e faz parte do desenvolvimento infantil. A criança com deficiência tem que participar desse processo, coletivamente, inclusive ao lado de pessoas que não tenham deficiência. Então, toda vez que temos ações da prefeitura, a gente sempre reforça o praia sem barreiras, que é a oportunidade de ter um lazer qualificado", defendeu a secretária. 

O projeto Praia Sem Barreiras acontece semanalmente, de sexta à domingo, das 8h às 12h. O banho de mar assistido, carro-chefe da ação, é acompanhado por monitores e uma equipe técnica especializada, formada por fisioterapeutas, psicólogos e cuidadores.

EMPULSEIRAMENTO - Apesar da Terceira Semana do Brincar se encerrar na sexta, a programação da PCR em comemoração ao Mês das Crianças vai até o fim do mês. Neste sábado (21), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos vai distribuir pulseiras de identificação para as crianças que estiverem na Praia do Pina, para prevenir o desaparecimento. O objetivo da ação de empulseiramento é estimular os pais a colocarem as pulseiras com nome e telefone dos responsáveis sempre que forem com os filhos para locais de grande circulação de pessoas, para facilitar a localização dos pequenos, caso se percam.

MÊS DAS CRIANÇAS - A programação do Mês das Crianças só se encerra no dia 31 de outubro, com o Seminário Internacional Itinerante da Primeira Infância e Cultura da Paz, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, em Olinda. As palestras serão ministradas por nomes de peso na área da primeira infância, como o professor Vital Didonet, que é assessor legislativo da Rede Nacional da Primeira Infância; a psicóloga e professora Jaqueline Wendland, que ensina na Universidade Paris Descartes; a psicóloga e professora Sandra Cabral, da Universidade Federal Fluminense, e o pediatra e neonatologista Laurista Corrêa, do Distrito Federal. Em paralelo, na área externa do Teatro Beberibe, haverá a exposição “Infância e paz: laços afetivos na primeira infância”, produzida pela Comissão da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado Federal.