Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 20.10.17 - 13h03

Contação de histórias para cegos na Biblioteca Popular de Afogados

img_alt

Ação ocorreu em comemoração ao Dia das crianças (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

Dar olhos para quem não consegue enxergar. Esse foi o mote da ação que aconteceu na Biblioteca Popular de Afogados, na tarde desta nesta quinta (19), em comemoração ao Dia das Crianças.

Dez alunos das escolas estaduais do entorno e frequentadores da biblioteca,  ficaram com a missão de dar vida aos poemas e poesias  de Carlos Drummond de Andrade, Olavo Bilac e outros, através de um "sussurrador", onde eram lidas nos ouvidos de deficientes visuais do Instituto dos Cegos Antônio Pessoa e da ONG Guri. "Me senti alegre por fazer esse trabalho. Uma responsabilidade muito grande. Um dos dias mais importantes e emocionantes da minha vida", declarou Débora Vitória, 14 anos, uma das sussurradoras.  

Ismael do Nascimento tem apenas 6 anos e sofre de má formação congênita, o que o impossibilita de enxergar. Josefa da Silva, mãe-avó de Ismael, ficou surpresa com a ação. "Ele, que é muito agitado, conseguiu ficar bem concentrado nas histórias que contavam no ouvido dele. Esse é um mundo que eu desconhecia que existia pra ele", fala emocionada. Ismael foi fatídico na escolha. "Eu gostei mais da história da ovelha".

O dia ainda contou com a apresentação do grupo Tapete Voador, que contou lendas e histórias de todo o mundo para a criançada, misturando música e brincadeira. A Trupe Pássaros Contadores, formada pelos arte educadores da Rede de Bibliotecas pela Paz, também se apresentou, contando a história do "O Livro é Lindo" e fazendo uma contação de histórias coletiva.

A programação continua na sexta (20), a partir das 14h, na Biblioteca Popular de Afogados com apresentações de dança K-pop – popular na Coréia -, mágica, trupe de arte-educadores e contação de histórias com Flavioleta.

 

Serviço

Biblioteca Popular de Afogados 

Rua Jacira, s/n, Afogados