Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Assistência Social | 20.10.17 - 19h34

Nova EcoEstação da Iputinga é inaugurada em dia de Mutirão Recife em Ação

Novo equipamento funciona como um ponto de recebimento de resíduos, para o descarte de móveis, resíduos de pequenas obras residenciais e outros materiais. Mais de 23 mil habitantes serão beneficiados.

 

Moradores do bairro da Iputinga, na Zona Oeste, recebem neste sábado (20) todas as ações do Mutirão de Serviços Integrados Recife em Ação. Além das tradicionais atividades desenvolvidas nas áreas de educação e saúde, manutenção pública, limpeza e iluminação, direitos humanos e empreendedorismo, a população será beneficiada com a inauguração da mais nova EcoEstação da Prefeitura do Recife. O 9º equipamento do tipo, que tem como objetivo a ampliação das áreas para o descarte regular de resíduos sólidos, conta com uma área de 657 metros quadrados e atenderá uma população de aproximadamente 23.450 habitantes.

Já o mutirão será realizado a partir das 08h, na Escola Municipal Escola Municipal Casarão do barbalho - Estrada do Barbalho, Nº 1595, na Iputinga 

O projeto é realizado pela Prefeitura do Recife e integra ações e serviços de diversas Secretarias e órgãos municipais, oferecendo ações de limpeza, manutenção e reordenamento urbano, educação, assistência social e controle de mosquitos transmissores de arboviroses, saúde, educação e cidadania. 

A EcoEstação permite a ampliação da consciência ambiental sobre o descarte irregular de lixo, fornecendo à população mecanismos que possibilitem a sua destinação correta. O novo ponto fica na Estrada do Barbalho, bairro da Iputinga, ao lado do Conjunto Habitacional Casarão do Barbalho. A unidade conta com uma área de 657 metros quadrados, é composta por caixa compactadora e caçambas estacionárias, e está aberta de segunda a sábado, das 8h às 16h, exceto nos feriados. O local funciona como um ponto de recebimento de resíduos, oferecendo uma alternativa para o descarte de móveis, resíduos de pequenas obras residenciais e outros materiais. Cada cidadão pode entregar até um metro cúbico de entulho por dia. Não são permitidos descartes de lixo hospitalar, industrial e eletrônico.

O bairro da Iputinga foi escolhido para receber o novo equipamento levando em consideração características importantes como a quantidade de edificações familiares, de empresas instaladas, a proximidade com o Rio Capibaribe e os pontos críticos de descarte irregular de resíduos. É importante destacar que a região já é atendida com a coleta regular manual e mecanizada. 

O mutirão de serviços promovido pela Prefeitura do Recife irá contar com a atuação da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) em diversas frentes. Durante a ação, a Emlurb vai intensificar a manutenção no sistema de drenagem com limpeza nas principais vias. Será feita uma operação de limpeza mecanizada em galerias e canaletas com jato de sucção em diversos pontos, como em frente à Assembléia de Deus na Estrada do Barbalho e Rua São Mateus, que também receberão ações de limpeza manual, reposição de pré-moldados com colocação de tampas em galerias e bocas-de-lobo. O efetivo é de 40 homens.

A Emlurb realizou uma revisão na iluminação da localidade e irá reparar os pontos que estiverem com problemas. O mutirão também contará com o reforço na limpeza da área.  Ao todo, 62 ajudantes executarão varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos. Para isto serão utilizadas duas caçambas basculantes, contentores, triturador para restos de poda, pá mecânica e outros equipamentos. A expectativa é de que sejam coletadas aproximadamente 45 toneladas de resíduos e o custo estimado dessa ação é de R$ 35 mil.

SAÚDE - A Secretaria de Saúde do Recife disponibiliza 25 profissionais do Distrito Sanitário IV, para ofertar, gratuitamente,  neste sábado, 21, das 8h às 12h, dentro do Programa Saúde em Todo o Lugar, vários serviços para a Comunidade do Caiara, no bairro da Iputinga. Na Escola Municipal Casarão do Barbalho, o mutirão de serviços será aberto com um aulão com os professores da Academia da Cidade, seguindo com atividades dos profissionais do Núcleo de Práticas Integrativas (NAPI). Aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, vacinação de HPV para adolescentes do sexo feminino de 9 a 14 anos e masculino de 11 a 14 anos (mediante a apresentação do cartão de vacina), exame de mamografia para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, que devem apresentar o  cartão SUS, estão entre os serviços que serão oferecidos para a comunidade.

Os profissionais também darão orientações sobre escovação -com demonstração no escovódromo e distribuição de kits de saúde bucal-, sobre DST/Aids, com distribuição de preservativos e esclarecimentos sobre o controle do mosquitoAedes Aegypti. Os participantes ainda receberão material educativo (folders) sobre diabetes, hipertensão, alimentação saudável, Saúde do Homem, câncer de mama e colo de útero, anemia falciforme e racismo institucional. 

Estudantes de 11 turmas do ensino infantil da Escola irão imergir na tecnologia com o uso de tablets e kits de montagem Lego para robótica. Os alunos serão divididos em duas equipes para poderem se revezar na utilização dos materiais.

Tablets - a escola dispõe de 20 tablets com recursos e apps de facilitação e mediação de aprendizagem como o Ler e Contar e o APP Alfabeto Melado. No primeiro, as crianças dispõem de alfabeto completo, números, formas geográficas, som e nome dos animais além de cores e instrumentos musicais, com cinco atividades interativas. Já o Alfabeto Melado é um APP para dispositivos móveis indicado para crianças de 2 a 5 anos de idade em processo de alfabetização. No jogo educativo, a criança deve preencher com os dedos todas as letras do alfabeto e, assim fica familiarizada com a forma e som de cada letra, além de aprender novas palavras. 

LEGO - Os kits Lego trazem as mais diversas formas e cores e os estudantes serão convidados a realizar uma montagem livre através da qual os professores irão trabalhar as noções de sequência, seriação e cores, além de estimular a criatividade e o trabalho em grupo.

A Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) vai participar do Mutirão com cerca de 10 fiscais, responsáveis por vistoriar e apreender, caso seja necessário, obstáculos em calçadas, como carcaças e pinos de ferro. 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife vai estar presente no mutirão com ações para emissão de segunda via de RG e de certidões de nascimento, casamento e óbito. A população de baixa renda ainda poderá fazer cadastro e receber orientações sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. Um advogado da Secretaria Executiva de Direitos Humanos também estará presente para fazer orientação jurídica.

A equipe técnica da Secretaria da Mulher fará a divulgação dos serviços de combate e prevenção à violência de gênero e encaminhamentos dos casos de violência doméstica e supressão de direitos à rede de proteção. Serão distribuídos materiais educativos às mulheres com os principais telefones da rede de proteção e do Liga, Mulher, o disque-orientação do Clarice. 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife vai estar presente no mutirão com ações para emissão de segunda via de RG e de certidões de nascimento, casamento e óbito. Para isso, é preciso levar duas fotos 3x4 (para o RG) e, se possível, uma xérox do documento ou pelo menos saber o cartório em que a certidão foi emitida. A população de baixa renda ainda poderá receber orientações sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. Um advogado da Secretaria Executiva de Direitos Humanos também estará presente para fazer orientação jurídica.

A Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod) levará ações de prevenção e cuidado. Entre as atividades de prevenção, serão feitas abordagens pessoais e divulgação dos serviços da Sepod. No âmbito do cuidado, os profissionais darão orientações e farão atendimentos individuais e em grupos para usuários de drogas e familiares, por meio de escuta qualificada e dinâmicas terapêuticas. 

ANIMAIS - Perto do mutirão da Escola Municipal do Barbalho, a Prefeitura do Recife realiza, também na manhã deste sábado, a 33ª edição do mutirão de serviços Veterinário nos Bairros, na Escola Municipal Diná de Oliveira, na Rua São Mateus, S/N, também na Iputinga. Dez veterinários da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) estarão disponíveis para realização de consultas clínicas e vacinação contra raiva para cães e gatos, numa parceria com o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) da Secretaria de Saúde do Recife.

O atendimento gratuito dos caninos e felinos do Recife, que acontecerá das 9h às 12h, inclui, se necessário, exames como eletrocardiograma e aferição de pressão arterial. Também serão dadas orientações sobre os principais cuidados com os cães e gatos, os direitos dos animais e os deveres dos tutores. 

A equipe da Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente estará presente no mutirão, dando orientações ao público sobre temas como formalização de empresas, Créditos Produtivos para Micro Empreendedor Individual - MEI, Micro Empreendedor - ME, Empreendedor de Pequeno Porte - EP e empreendedores informais, cursos de aperfeiçoamento e  informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais. Serão repassadas informações sobre a concessão de alvarás, licenças ambientais e sanitárias e tributações. A população poderá também fazer o cadastro de acesso ao Crédito Produtivo.

 

SERVIÇO

*Mutirão de Serviços Recife em Ação

* 8h

* Escola Municipal Casarão do barbalho - Estrada do Barbalho, Nº 1595, na Iputinga  (Segue pela Avenida Maurício de Nassau, conhecida como paralela da Avenida Caxangá. Entra à direita, passa pelo Detran. Segue em frente. A Escola fica do final da Avenida do lado esquerdo).