Projeto Viva o Mercado tem início neste sábado (21) no Mercado da Encruzilhada
No mesmo mercado, também no sábado, acontece a Feira Livre do Poço
Quem gosta de mercado público já pode começar a se programar. Além da gastronomia típica, serviços diversos, praticidade e um inspirador componente histórico-cultural, eles passam a contar a partir do sábado (21), como mais uma novidade. A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), e em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, vai dar início ao projeto Viva o Mercado, que prevê a implantação de uma agenda de eventos e shows com artistas locais nos mercados públicos da cidade. A abertura do projeto será no Mercado da Encruzilhada com Aécio dos 8 baixos e Trio Expresso. As apresentações acontecem das 14h às 18h.
A presidente da Csurb, Berenice Andrade Lima, adianta que a proposta é incrementar os mercados com mais atrações de tal forma que a iniciativa seja interessante para o usuário e tenha uma repercussão econômica imediata para os comerciantes. “Vamos estimular ainda mais as pessoas que vivem na cidade a frequentar os equipamentos. Se você vai ao mercado, gosta de mercado, com certeza será um lugar que você vai querer apresentar a quem chega de fora, ao turista”, comentou.
“Já existe uma relação muito forte entre o morador do Recife e os mercados públicos. A população já tem o hábito de ir ao mercado no seu bairro para fazer compras, encontrar os amigos e, com esse tipo de ação, temos a convicção de que os laços serão ainda mais intensos”, finalizou Berenice.
O Recife, na avaliação de Berenice, tem todas as condições de incrementar mais este atrativo cultural. O secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras, concorda. “Queremos expandir a cultura dos mercados para os turistas, ampliando o leque de possibilidades gastronômicas, de comércio e lazer na cidade”, destaca.
Além do projeto Viva o Mercado, a Encruzilhada também receberá neste sábado (21) a Feira Livre do Poço, projeto de iniciativa não governamental que busca diversificar os atrativos que movimentam o lugar. Com isso, é oferecido ao consumidor outros tipos de produtos a serem comercializados e, consequentemente, de interatividade com a cidade e com as pessoas. A feira começa às 10h e segue até às 17h.
No espaço reservado para a montagem da feira, o público vai encontrar barracas com produtos alimentícios diversificados, que estarão disponíveis para venda e que somam as opções já existentes nos boxes do mercado. São 22 tipos de operações de alimentos com opções saudáveis e 15 bancas com artigos de moda, acessórios e artes. A Feira Livre do Poço também comercializa pequenas mudas de temperos e ervas, um incremento a mais que levará mais sabor para as receitas.
REQUALIFICAÇÃO - A Csurb tem trabalhado para promover uma ampla requalificação dos mercados públicos da cidade. O Mercado da Madalena, por exemplo, deverá ganhar melhores condições de acessibilidade com o nivelamento do piso de toda a área interna, drenagem e requalificação dos banheiros. Já o Mercado da Encruzilhada está recebendo nova pintura em toda a fachada, além de ter os banheiros externos totalmente reestruturados.