Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 20.10.18 - 12h49

23º Festival de Dança do Recife acaba amanhã (21)

img_alt

Programação montada pela Prefeitura do Recife oferece espetáculos locais e até da Eslováquia em seus derradeiros dias de atividades, espalhadas por vários teatros da cidade. Hoje (20) e amanhã, tem também batalha de hip hop no Compaz Eduardo Campos (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

Acaba amanhã (21) a 23ª edição do Festival de Dança do Recife, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Além dos derradeiros seis espetáculos e duas mostras de dança, programação conta com Batalha de Hip Hop, que tomará conta do Compaz Eduardo Campos, no Alto de Santa Terezinha, nestes sábado (20) e domingo.

Entre as últimas emoções, o Festival apresentará academias, escolas de dança e grupos locais, como a Cia dos Homens, o Grupo Totem, a Cais. Cia de Dança, o Balé Popular do Recife e o Bacnaré, além de atrações internacionais, como o Grupo Folclórico Stavbar, da Eslováquia, e os bailarinos austríacos Markus Jastraunig e Carla Weissmann, que apresentam hoje, no Teatro de Santa Isabel, com elenco formado pelos alunos recifenses, o resultado das oficinas de dança e técnica vocal que ministraram na cidade, entre os últimos dias 15 e 19.

A programação de hoje começa daqui a pouco, às 14h, no Compaz Eduardo Campos, no Alto de Santa Terezinha, que recebe o primeiro dia da Batalha de Hip Hop Ginga B´Boys e B´Girls 2018, realização da Associação Metropolitana de Hip Hop em Pernambuco. Ao todo, 32 equipes de participarão das disputas, que contarão também com apresentações dos DJs Stanley e Nildo Rufino e dos  MCs FabGirl e Dom Pablo. Hoje, haverá disputas individuais All Style, com programação até 21h. Amanhã, as batalhas serão de Breaking 3X3, das 10h às 21h.

Nos teatros, a programação de hoje também será intensa. Às 16h, o Teatro Luiz Mendonça recebe o Festival de Dança Brasílica. E, mais tarde, às 18h, o espetáculo Despertar Celebração - O Canto do Guerreiro Tuxau, do Balé Popular do Recife. Também às 18h, será apresentada uma mostra de coreografias no Barreto Júnior, com o Grupo Pulsante (PE); Academia Angela Botelho (PE); Venícius Passos (PE); Cia Trupe Toe de Sapateado Marina Cora (SC); Bianca Moreno Sapateado (PE); Cia Pernambucana de Sapateado (Luciano Oliveira); e Studio Sinara Cataline (Caruaru).

Às 19h, outra mostra de coreografias será apresentada no Teatro de Santa Isabel, com o Ballet Simome Monteiro (PE); Studio Viegas (PE); Ballet Gonzales (PE); Gesttus Grupo de Dança (PE); Ballet Claudia São Bento (PE); Gesttus Grupo deDança (PE); Stavbar (Eslováquia); Studio de Danças (PE); Bacnaré (PE); Babi Johari (PE); Pantomina (PE); além do Revue Musical, apresentação de conclusão da oficina ministrada por Markus Jastraunig  e Carla Weissmann.

A programação do penúltimo dia de Festival encerra, às 21h, com o solo Respeita, Januária, da bailarina Januária Finizola, responsável pela concepção, interpretação ecoreografia do espetáculo, que rende uma homenagem ao pai dela, Jandhuy Finizola e a todo o rico universo cultural sertanejo nordestino, do qual também se diz herdeira. A dramaturgia e produção são de Christianne Galdino. A encenação e direção de arte levam a assinatura de Marcondes Lima. Natalie Revorêdo faz a luz e Johann Brehmer, a trilha sonora.  A programação visual é de Morena Navarro e os textos são de Silvinha Góes e Christianne Galdino.

O domingo encerra a programação do 23º Festival de Dança do Recife com os espetáculos: Em Comum, da Cia dos Homens (PE), no Santa Isabel; Ensamble, do Grupo Folclórico Stavbar (Eslováquia), no Apolo; Retomada, do Grupo Totem (PE), no Hermilo Borba Filho; e O Diário das Frutas, da Cais. Cia de Dança (PE), no Luiz Mendonça. 

Os espetáculos custam R$ 10 e R$ 5 (meia). Os ingressos serão vendidos na bilheteria de cada teatro.

Ontem – No oitavo dia de programação do 23º Festival de Dança do Recife foram apresentados quatro espetáculos, nos teatros de Santa Isabel, Apolo, Hermilo Borba Filho e no Compaz Ariano Suassuna.

No Santa Isabel, a Cia Área de Dança, do Rio de Janeiro, apresentou um espetáculo sobre as idas e vindas do amor, depois de 15 anos sem dançar na cidade. Às 20h, o Studio Viegas celebrou o frevo, com Entre Passos e Sombrinhas, no Apolo. Também às 20h, Valdeck Farias se apresentou no Compaz Eduardo Campos, com direito a Bailinho do DJ Big no final. A sexta-feira dançante encerrou no Hermilo Borba Filho, com um lascivo Banquete de Amor e Falta, servido pelo Acupe Grupo de Dança (PE), no Teatro Hermilo.

“Todo ano prestigio a programação do Festival. Faço questão, porque todo espaço é pouco para a dança”, disse a aposentada Nympha Alencar, 67 anos, depois da apresentação da Cia Aérea, no Santa Isabel.

“Vi dois espetáculos até agora. E vou aproveitar o fim de semana para ver mais programações do Festival. Bons preços, diversidade, qualidade: o Festival de Dança tem tudo que me interessa na cultura”, disse a fisioterapeuta Aline Tenório, 30 anos, enquanto calçava os sapatos que tirou para soltar o corpo na performance interativa que o Grupo Acupe serviu como sobremesa de seu Banquete.

“Achei lindíssimo. Estou encantada”, declarou-se a estudante de publicidade Fernanda de Souza, 21 anos, que também saiu saciada do Banquete do Acupe.

 

PROGRAMAÇÃO DO 23º FESTIVAL DE DANÇA DO RECIFE

De 12 a 21 de outubro

 

 

ESPETÁCULOS 

 

 

DIA 20 (SÁBADO)

Teatro de Santa Isabel - Mostra de Coreografias: Ballet Simome Monteiro (PE); Studio Viegas (PE); Ballet Gonzales (PE); Gesttus Grupo de Dança (PE); Ballet Claudia São Bento (PE); Gesttus Grupo deDança (PE); Stavbar (Eslováquia); Studio de Danças (PE); Bacnaré (PE); Babi Johari (PE); Pantomina (PE); Revue Musical, apresentação de conclusão da oficina ministrada por Markus Jastraunig  e Carla Weissmann (Viena-Áustria), com participação dos alunos da oficina, às 19h

Teatro Hermilo Borba Filho - Espetáculo Respeita Januária (PE), às 21h15

Teatro Barreto Júnior - Mostra de Coreografias: Grupo Pulsante (PE); Academia Angela Botelho (PE); Venícius Passos (PE); Cia Trupe Toe de Sapateado Marina Cora (SC); Bianca Moreno Sapateado (PE); Cia Pernambucana de Sapateado (Luciano Oliveira); Studio Sinara Cataline (Caruaru), às 18h

Teatro Luiz Mendonça - Festival de Dança Brasílica, às 16h, e Espetáculo Despertar Celebração - O Canto do Guerreiro Tuxau, do Balé Popular do Recife (PE), às 18h

Compaz Eduardo Campos, no Alto de Santa Terezinha - Batalha de Hip Hop, das 14h às 21h, com apresentação do Brasil Style Bgirl (DF)

 

DIA 21 (DOMINGO)

Teatro de Santa Isabel - Espetáculo Em Comum, da Cia dos Homens (PE), às 20h

Teatro Apolo - Espetáculo Ensamble, do Grupo Folclórico Stavbar (Eslováquia), às 18h

Teatro Hermilo Borba Filho - Espetáculo Retomada, do Grupo Totem (PE), às 19h

Teatro Luiz Mendonça - Espetáculo O Diário das Frutas, da Cais. Cia de Dança (PE), às 19h

Compaz Eduardo Campos, no Alto de Santa Terezinha - Batalha de Hip Hop, das 10h às 21h, com apresentação do Brasil Style Bgirl (DF)