Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 20.10.21 - 18h05

Educação para o trânsito ganha reforço com super-heróis

img_alt

Artistas educadores terão novos personagens com a Liga da CTTU, que trará atividades lúdicas para fomentar a segurança viária e as boas práticas de mobilidade. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Artistas educadores terão novos personagens com a Liga da CTTU, que trará atividades lúdicas para fomentar a segurança viária e as boas práticas de mobilidade

Para estreitar o diálogo sobre responsabilidade no trânsito com as crianças e com o público recifense, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), lançou a Liga da CTTU. Os novos personagens fazem referência aos agentes e orientadores de trânsito, ao urbanismo tático, à malha cicloviária e aos motoristas imprudentes. O evento de lançamento aconteceu nesta quarta-feira (20), no Teatro do Parque, com a exibição de uma peça teatral para 300 estudantes de escolas da rede municipal de ensino.

A Liga da CTTU ficará no lugar da antiga Trupe, que trazia os personagens da Faixa Amiga, Super Semáforo, Plaquita, Zé Legal e Trombada, inspirados em palhaços. Agora, o personagem principal será a Justina, uma super-heroína inspirada nos agentes de trânsito, cuja principal característica é a justiça e o cumprimento das leis de trânsito. O uniforme dela vem com referências a semáforos, faixas de pedestres e, ainda, um escudo com a placa indicativa de “travessia de pedestres”. O parceiro de Justina é o Amarelinho, um herói com uma personalidade amigável, que faz alusão aos orientadores de trânsito. O uniforme do amarelinho traz um suspensório, capa, máscara, boné e luvas nas cores amarela e azul. A terceira heroína é a Pedalita, tem o uniforme inspirado nas rotas cicláveis e no urbanismo tático, técnica que as equipes de engenharia de trânsito têm utilizado para aumentar o espaço dos pedestres com tintas e redesenhar as vias para reduzir os sinistros de trânsito. Outros elementos são o capacete e óculos de ciclistas, além de um guidom de bicicleta.

Enquanto os heróis são responsáveis por um trânsito seguro, gentil e com uma mobilidade sustentável, os vilões representam os cidadãos imprudentes, que cometem infrações de trânsito e não têm responsabilidade com a segurança viária. O Sinistro é um motorista que vem com o cinto desafivelado, o celular em uma mão e o volante no outro e traz, na sua roupa, elementos que representam uma fita zebrada para simbolizar o trânsito parado devido às ocorrências nas vias. O nome do personagem faz alusão ao termo “sinistro de trânsito”, que é utilizado no lugar de “acidentes” para dar a conotação de que são circunstâncias evitáveis caso as leis de trânsito sejam obedecidas. O segundo vilão é o Zoada, que carrega um cone na cabeça como um chapéu e traz as fitas zebradas simbolizando as ocorrências com o Sinistro, seu mentor. Zoada representa o cidadão que não tem paciência no trânsito e faz trapalhadas como a buzina em excesso e os xingamentos, que fazem do trânsito um lugar menos harmônico.

“O objetivo de trazer novos personagens para os artistas educadores é levar a mensagem de que uma mobilidade mais consciente, sustentável e segura depende da colaboração de todos os atores no trânsito. E a grande novidade é trazer os elementos da malha cicloviária e do urbanismo tático, que modificaram a paisagem da nossa cidade nos últimos anos e queremos trazer isso para a vivência das crianças, tanto nas ruas, quanto nas atividades lúdicas”, destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Desde 2003, o Recife utiliza artistas educadores para atividades lúdicas com as crianças, especialmente nas escolas. Em 2013, a Trupe da CTTU foi lançada com personagens mais alinhados com a época, como o Zé Legal, que fazia alusão ao Facebook, site de rede social mais utilizado naquele ano.

 

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO - A Prefeitura do Recife tem atuado com um Programa de Educação para o Trânsito, focado em chegar cada vez mais próximo dos diversos atores, como os pedestres, ciclistas e motoristas. As equipes estão realizando ações cada vez mais integradas entre fiscalização, desenho urbano e comunicação, levando ao cidadão a mensagem de que o respeito às leis de trânsito salva vidas. Além disso, já foram realizadas diversas parcerias com empresas públicas ou privadas como a da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, SAMU Recife, Compaz, Fundação de Cultura, ifood, Abraciclo, agregando várias organizações para promover a segurança viária, que é uma responsabilidade compartilhada entre todos os cidadãos.