Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 20.10.22 - 18h56

Música erudita, frevo, maracatu e artes visuais na programação do fim de semana

img_alt

Nos espaços culturais e a céu aberto, Prefeitura do Recife oferece programação intensa, gratuita e diversificada de hoje (20) até domingo (23). (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

O fim de semana será de muitas cores, ritmos e tradições no Recife. Na programação gratuita, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, nos espaços culturais e a céu aberto, tem música erudita, exposição de artes visuais estreando, além de frevo e um verdadeiro desfie de agremiações da cultura popular.

A programação já começa hoje (20), com concerto da Orquestra Sinfônica do Recife, no Teatro de Santa Isabel, a partir das 20h. Com regência do maestro Lanfranco Marcelletti Jr., a apresentação terá repertório majoritariamente brasileiro, com peças de Nilson Lopes e Heitor Villa-Lobos. O francês César Franck também será lembrado. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, na bilheteria do teatro, a partir das 19h.

Amanhã (21), frevo, choro e baião abrem alas para o fim de semana já na hora do almoço. A partir das 12h, a Hora do Frevo, programação regular oferecida pelo Paço do Frevo, recebe o Grupo Makamo, das musicistas Moema e Maíra Macedo, Gabi Carvalho e Karol Maciel. A apresentação é gratuita, no térreo do museu, que abre das 11h às 18h no sábado e domingo, enchendo de ritmo e história o fim de semana recifense.

Também nesta sexta (21), abre para visitação, na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, a exposição gratuita 50 Anos Ferreira de Arte, que reúne obras do pintor, escultor, ceramista e vitralista José Ferreira de Carvalho. Ferreira é um legítimo e profícuo representante da produção visual pernambucana das últimas décadas, tendo atravessado diversas fases e explorado um sem fim de estilos e plataformas artísticas em seu trabalho.

A exposição, que fica em cartaz até 15 de janeiro de 2023, reúne pinturas e esculturas em ferro e cerâmica, divididas em seis períodos, retratados pelas séries: Naif; Eu e os Mestres; Cerâmicas; Satye, Abstrata e Amazônia. Projeto viabilizado pelo Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), da Prefeitura do Recife, a mostra estará aberta ao público de quarta a domingo, das 15h às 19h.

No domingo (23), tem mais programação. O Pátio de São Pedro será todo celebração cultural, com a apresentação de quatro grupos e agremiações, a partir das 13h30: Vienna Frevo Orquestra, Cia de Dança no Ritmo do Compasso, Maracatu Cambinda Estrela e Tribo Paranaguazes. 

Além disso, os espaços culturais mantidos pela Prefeitura, a Casa do Carnaval, o Memorial Chico Science, o Memorial Luiz Gonzaga e o Museu de Arte Popular, estarão de portas abertas, das 13h às 16h, convidando a um passeio pelas tradições e pelas histórias da cultura pernambucana e de alguns de seus mais célebres representantes e defensores.

Serviço

Hoje (20)

Concerto da Orquestra Sinfônica do Recife

Horário: A partir das 20h

Local: No Teatro de Santa Isabel

Ingressos distribuídos na bilheteria, a partir das 19h

 

Sexta-feira (21)

Hora do Frevo, com Grupo Makamo

Horário: 12h

Local: No térreo do Paço do Frevo

Acesso gratuito

 

Exposição 50 Anos Ferreira de Arte

Horário: Das 15h às 19h

Local: Na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu

Acesso gratuito

 

Domingo (23)

Apresentações da cultura popular:

Vienna Frevo Orquestra, Cia de Dança no Ritmo do Compasso, Maracatu Cambinda Estrela e Tribo Paranaguazes

Horário: A partir das 13h30

Local: No Pátio de São Pedro

Aberto ao público