Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 20.10.23 - 18h16

Representantes do Conselho Municipal de Direitos Humanos são empossados no Recife

img_alt

Integrantes vão atuar no fortalecimento das políticas públicas de Direitos Humanos para o biênio 2023-2025. (Foto: Wagner Ramos/PCR)

 

Foram empossados nesta sexta-feira (20) os representantes do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife (CMDHSC-Recife) que vão atuar no fortalecimento das políticas públicas de Direitos Humanos para o biênio 2023-2025.  O Conselho é composto por 15  integrantes titulares, com seus respectivos suplentes, correspondendo a representações de oito entidades da sociedade civil e sete de instituições oficiais.  A posse foi realizada no auditório do Compaz Dom Helder, no bairro de Joana Bezerra, e contou com a participação do secretário de Governo e Participação Social, Aldemar Santos.

O CMDHSC-Recife foi criado em 2001 e hoje está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos. Bete Godinho, secretária-executiva de Direitos Humanos, ressaltou a importância do controle social para o fortalecimento das políticas públicas de Direitos Humanos e da participação social. "Ao dar posse aos integrantes do Conselho da sociedade civil para o mandato 2023-2025, manifestamos o compromisso com a manutenção de tão importante instrumento de formulação de políticas públicas como conquista do processo democrático do estado brasileiro que, pela participação social, compartilha o desafio em promover e avançar na política municipal de Direitos Humanos", destacou a secretária-executiva.

Ela ainda acrescentou que as instituições que se propuseram ao processo eleitoral trazem importantes contribuições nas suas experiências e história de luta por direitos que muito reforça a perspectiva da interação democrática como o caminho do diálogo permanente com a sociedade.

Nesta sexta, 11 representantes do Conselho tomaram posse.  Para compor a totalidade das representações da sociedade civil, o processo complementar para suprir as vacâncias será anunciado após o primeiro pleno do novo mandato.

Foram empossados representantes da sociedade civil como o Instituto de Pesquisas e Estudos da Terceira Idade (Ipeti), Projeto Amor e Esperança(AME),Aliança Nacional LGBTI+, Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de PE (Amotrans), Casa Vovó Bibia de apoio à família e ainda entidades como a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Câmara Municipal do Recife,Secretaria da Mulher, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde,Segurança Cidadã, Procuradoria-Geral do Município e Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE).

ASSUNTOS: