Orquestra Sinfônica do Recife apresenta dois concertos com regência do mineiro Marcos Silva-Santos
Unidos pela hospitalidade e cordialidade, mineiros e pernambucanos também se encontram na música. Nestas terça e quarta-feiras (21 e 22), às 20h, no Teatro de Santa Isabel, a Orquestra Sinfônica do Recife apresenta dois concertos gratuitos, que integram a agenda 2025 de apresentações de uma das mais antigas orquestras em atividade ininterrupta do país, com a participação especialíssima do maestro mineiro Marcos Silva-Santos, que assumirá a regência da orquestra recifense pela segunda vez.
Os concertos, oferecidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, terão ingressos distribuídos pela internet e presencialmente. No dia de cada apresentação, a distribuição inicia às 10h, no site https://ingressossantaisabel.recife.pe.gov.br/. Uma hora antes do início de cada concerto, os ingressos também serão oferecidos na bilheteria do Santa Isabel
O programa das apresentações começa com “Variações sobre um Tema de Haydn”, de autoria de um dos mais celebrados compositores da música erudita internacional: Johannes Brahms. Serão executadas ainda “Tierra Temporal”, de José Pablo Moncayo, “Introdução e Variações sobre um Tema de Schubert”, de Ferdinand David, e “Concerto para Clarinete e Orquestra”, de Artie Shaw, que contará com a participação de outro convidado, de mesmo quilate: o jovem clarinetista recifense Renato Mello.
Sobre o regente convidado - Bacharel em regência, mestre e doutor em teoria da música pela UFMG, com passagem pelo Ithaca College School of Music (NY), Marcos Silva-Santos foi aluno de importantes nomes da regência como Isaac Karabtchevsky, Marin Alsop, Fabio Mechetti, Lanfranco Marcelletti, Neil Thomson e Colin Metters.
Regeu mais de uma dezena de orquestras brasileiras, entre elas: Sinfônica de Barra Mansa, Sinfônica da UNICAMP, Sinfônica do Recife, Filarmônicas de Goiás Filarmônica de Minas Gerais. Suas experiências internacionais incluem orquestras nos Estados Unidos e Letônia. É diretor artístico e regente titular da JOOB - Jovem Orquestra de Ouro Branco.
Além de regente atua também como compositor e instrumentista. Como violonista, ganhou o Prêmio BDMG Jovem Músico em 2004, foi finalista do BDMG Instrumental em 2023 e em 2024 lançou Super Quase, trabalho autoral que reúne composições para violão de 7 cordas em formações camerísticas variadas.
Serviço
Temporada 2025 de concertos gratuitos da Orquestra Sinfônica do Recife
Datas: 21 e 22 de outubro
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Entrada franca: ingressos distribuídos pela internet e na bilheteria do teatro