Amigos e Real da Torre irão decidir a Copa Vivo dos Campeões do Futebol Participativo
Finais de todas as categorias acontecem no estádio dos Aflitos, no próximo dia 05 de dezembro
[caption id="attachment_10162" align="alignright" width="334" caption="Foto: Divulgação"][/caption]
Por Pedro Oliveira
Depois de mais de cinco meses de competição, estão definidos os dois times que irão disputar a grande final da Copa Vivo dos Campeões do Futebol Participativo. Neste domingo (20), Real da Torre, atual detentor do título, e Amigos, de Santo Amaro, bateram seus adversários nas semifinais do maior campeonato de futebol de várzea do mundo e são os candidatos ao título de 2011. Pelo feminino, Central e Guararapes também passaram e serão as equipes finalistas. As decisões acontecem no estádio dos Aflitos, no próximo dia 05 de dezembro.
Mesmo com a maioria da torcida do a favor do time do 100% Favela, foi o Amigos que começou a partida com todo o gás na primeira semifinal do dia, no Campo do Bueirão, na Torre. Apostando suas fichas na velocidade do atacante Maneco, o time de Santo Amaro buscou o jogo ofensivo durante o jogo e chegou a abrir 2 a 0 no placar. Com muita raça, o adversário arrancou o empate e levou a decisão para os pênaltis. Apesar de contar com um dos melhores da competição, Gleibson – que fechou contrato com o Petrolina para o estadual de 2012 – o 100% Favela acabou derrotado por 3 a 2 e o a festa foi do Amigos.
O zagueiro Paulo “Patita” foi o mais festejado pelos companheiros do Amigos. Não poderia ser diferente, pois o jogador atuou como goleiro na partida e ainda converteu sua penalidade, a última da série. “De todos os campeonatos este é o que mais repercute. Nosso time foi formado numa pelada e chegar na final é uma satisfação imensa. É o que todos os times desejam”, disse o zagueiro-goleiro.
Na segunda partida do dia, o atual campeão, Real da Torre, buscava a chance de disputar o título mais uma vez. O Juventus, do Jordão Baixo, foi o adversário e o jogo foi bem equilibrado. Apenas no segundo tempo, o zagueiro Demir, ex-Salgueiro e Petrolina, subiu mais do que todos no escanteio e de cabeça decretou a vitória do Real por 1 a 0. “Sem dúvida o Futebol Participativo tem uma importância muito grande, não só para nós jogadores, como para os dirigentes e a torcida. É muito legal para o bairro que o time tenha chegado na final novamente e que possamos entrar para a história do campeonato como primeiro bicampeão”, disse o artilheiro da semifinal.
No CSU Bido Krause, no Totó, aconteceram as duas semifinais do aberto feminino. No primeiro jogo, o Central de Caruaru bateu o Barreirense em um jogão que terminou 4 a 3. Na outra chave, o Guararapes, campeão de 2009, também garantiu sua chance para o bi ao vencer o Internacional da Campina do Barreto, por 4 a 3 nos pênaltis, após um empate de 1 a 1 no tempo normal. “O balanço até agora é extremamente positivo. Nós conseguimos cumprir as missões que o projeto se propôs. Não só realizamos o maior e mais democrático campeonato do mundo, como promovemos o direito ao esporte e lazer com finais de semana de até 120 jogos. As equipes têm se organizado cada vez mais e o nível do futebol apresentado tem subido, afirmou Eduardo Granja, diretor-presidente do Geraldão e Secretário de Juventude, que prestigiou alguns jogos finais.