Caminhada das Escolas Municipais pela Igualdade Racial movimenta Centro do Recife nesta quarta
Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, 900 estudantes das escolas da PCR concentram-se no Parque 13 de Maio, às 15h, e partem em caminhada até o Pátio do Carmo
Mais de 900 estudantes da rede de ensino da Prefeitura do Recife participam da 9ª Caminhada das Escolas Municipais pela Igualdade Racial nesta quarta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra. A concentração está marcada para as 15h, no Parque 13 de Maio. A partir das 16h, os alunos percorrem as ruas do Centro até chegar ao monumento a Zumbi dos Palmares erguido em frente ao Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio.
Após sair do Parque 13 de Maio, a caminhada segue pelas ruas João Lira, do Hospício e Princesa Isabel, sobe a Ponte Princesa Isabel. Continua pela Rua do Sol, Avenida Guararapes e Avenida Dantas Barreto até alcançar o Pátio do Carmo.
Marcam presença na caminhada alunos de 30 escolas das seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife. Com o tema "Nossos passos vêm de longe", a 9ª Caminhada das Escolas Municipais pela Igualdade Racial é organizada pelo Grupo de Trabalho em Educação das Relações Étnico-Raciais (Gterê), da Secretaria de Educação do Recife (Seduc), coordenado por Fátima Oliveira.
A atividade faz parte da política municipal de implementação da Lei Federal 10.639/2003, que completa dez anos em 2013. A lei tornou obrigatória a inclusão do ensino da história e cultura afrobrasileiras no currículo oficial das instituições de ensino básico de todo o país. Nas escolas municipais do Recife, o Gterê fomenta a construção de uma educação contra o racismo e que ressalte a diversidade étnica na sociedade.