NOTÍCIAS

Cultura | 20.11.13 - 16h54

PCR inicia atividades da I Jornada de Direitos Humanos do Recife em Santo Amaro

A Prefeitura do Recife (PCR) deu início, na manhã de hoje, à I Jornada Municipal de Direitos Humanos, na Academia da Cidade de Santo Amaro, situado na RPA 1. Este ano, o evento acontece de forma paralela à Jornada Estadual, que está em sua terceira edição. Estado e município estiveram juntos promovendo a Feira de Direitos Humanos, a primeira das seis que serão realizadas, uma em cada RPA, além de atividades de lazer, atenção à saúde. Os mutirões levam para junto da comunidade serviços que buscam garantir a inclusão social de toda a população.

O prefeito em exercício, Luciano Siqueira, fez questão de comparecer à abertura da jornada, onde falou sobre a importância de olhar para a questão dos Direitos Humanos como um comprometimento social. “Não estamos aqui em ato de bondade, estamos cumprindo o nosso dever de fazer com que esses direitos sejam, na prática, observados”, pontuou.

A secretária da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Ana Rita Suassuna, destacou a importância de descentralizar os serviços a fim de atender toda a demanda. “A Jornada tem um sentido muito importante de facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos, levando-os a 18 bairros”, afirmou a secretária da SDSDH, cuja secretaria-executiva de Direitos Humanos está à frente da organização do evento.

Dentre os serviços oferecidos foram feitas inscrições no Bolsa Família, no Pronatec e retirada da 1ª via da carteira de identidade (RG). O atendimento à população é feito em ônibus equipados com plataformas elevatórias, que garantem o acesso de pessoas com deficiência. A Secretaria de Saúde do Recife também esteve presente realizando exame de glicose e aferição de pressão. O órgão de Proteção ao Consumidor (Procon) também estava presente dando orientação e atendimento jurídico.

Segundo o assistente jurídico do Procon, Davi Avelar, é importante ampliar e democratizar o acesso aos recursos jurídicos vigentes. “Queremos chegar até pessoas que tem dificuldade de acesso à informação, e podem estar sendo lesadas em seus direitos de consumidor”, alertou.

Confira a programação das outras cinco feiras:

22/11 - Água Fria (Escola Municipal Alto do Pascoal)
26/11 - Nova Descoberta (Campo do Fluminense)
29/22 - Torrões (Academia da Cidade)
03/12 - Jardim São Paulo (Praça Central)
10/12 - Ibura (Academia da Cidade)