NOTÍCIAS

Cultura | 20.11.13 - 16h25

PCR participa dos 16 dias de ativismo internacional pelo fim da violência contra a mulher

Nesta quarta-feira (20), começam os 16 dias de ativismo internacional pelo fim da violência contra a mulher. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, inicia uma série de atividades voltadas para prevenir, combater e discutir a desigualdade de gênero e a violação do direito das mulheres.

A primeira ação é a presença da Secretaria na Feira de Direitos Humanos, na Academia da Cidade de Santo Amaro, no dia 20, às 8h. No local, será realizada panfletagem e o preenchimento de um questionário que visa elaborar um perfil da população feminina de cada Região Político-Administrativa (RPA´s).

Já no dia 21, tem início do Circuito de Diálogos cujo objetivo é promover um debate sobre Cidade Segura para as Mulheres, com enfoque na discussão de gênero, raça e direitos humanos. O primeiro é às 19h, na Associação Mães, Pais e Adolescentes do Coque, no bairro de Joana Bezerra.

O Circuito segue até o dia 4 de dezembro e é uma parceria com as gerências de Livre Igualdade Racial e Livre Orientação Sexual. No dia 25, data oficial do combate à violência contra a mulher, haverá uma audiência pública, às 10h, para a discussão de ações pertinentes ao combate à violência contra as mulheres, no Plenarinho da Câmara dos Vereadores.

A programação segue no dia 26 com o 10° Fórum de Gestoras Municipais, que será realizado no auditório do Museu de Arte da Cidade do Recife, a partir das 9h. No evento, será lançada a campanha Maria da Penha vai à Escola, um programa que visa incentivar a igualdade de gênero e diminuir a violência doméstica contra a mulher.

A campanha tem início em fevereiro de 2014, no começo do ano letivo municipal. Estarão presentes no evento, além do prefeito Geraldo Julio, a delegada e chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Martha Rocha, e Domitila Andrade, pesquisadora da ONG Cepia no Recife, que falarão sobre violência contra a mulher. Também será lançado no Fórum o Plano Municipal de Enfretamento à Violência de Gênero contra a Mulher, da Secretaria da Mulher do Recife.

Em consonância com o programa Cidade Segura para as Mulheres, que faz parte do Pacto pela Vida do Recife, o prefeito Geraldo Julio e a secretária da mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, entregam no dia 29, às 9h, o primeiro Centro Municipal da Mulher, localizado no bairro de Brasília Teimosa.

Mais cinco Centros serão entregues, até o final da gestão, para descentralizar o atendimento as mulheres do Recife, principalmente as que estão em situação de violência. O espaço será uma referência de serviço voltado para as mulheres, seja para a realização de cursos de formação profissional ou acolhimento e orientação no caso de violação de direitos. A agenda termina com o cine-debate, no dia 9 de dezembro, às 16h, no auditório do centro de artesanato de Pernambuco, com a apresentação do filme Preciosa, de Lee Daniels e Gabourey Sidibe.