Padaria interditada durante fiscalização na Zona Oeste
Uma padaria foi interditada e outras duas autuadas, na manhã desta quinta-feira (20), em ação de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) em bairros da Zona Oeste.
As autuações ocorreram porque os estabelecimentos não apresentaram licença ambiental e estão sujeitos à multa que pode variar de R$ 50 a R$ 5 mil, em caso de reincidência. As padarias têm um prazo de 15 dias para regularizarem sua situação junto à SMAS, que fica na Rua Fernando César, nº 65, na Encruzilhada.
A padaria interditada é a Qualipan, no Engenho do Meio. O estabelecimento, além de não apresentar licença ambiental, estava causando poluição atmosférica. As padarias autuadas são a Pan Piratininga e a Padaria Sandrângela, no mesmo bairro.
A fiscalização foi realizada por um grupo de três fiscais, com apoio da Brigada Ambiental do Recife, corporação vinculada à Guarda Municipal sediada no Jardim Botânico.
A chefe da fiscalização, Janaína Macedo, coordenou a operação. “Primeiro o estabelecimento recebe advertência por escrito. Mas, quando é reincidente, é multado”, esclarece.
A equipe verificou a adequação ao Código de Meio Ambiente e do Equilíbrio Ecológico do Recife (Lei 16.243/98), especialmente ao artigo 130, inciso 4, que trata das infrações ambientais.