NOTÍCIAS

Cultura | 20.11.14 - 09h43

Secretário de Educação do Recife recebe gestoras das escolas que se destacaram no Ideb

As diretoras das escolas municipais Novo Mangue, Antônio de Brito Alves, Abílio Gomes e Oswaldo Lima Filho foram parabenizadas em nome dos professores e funcionários. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)

O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (19), as diretoras e vice-gestoras das escolas que tiveram o melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As unidades de ensino que mais se destacaram na Rede Municipal de Ensino do Recife foram a Novo Mangue (Coque), Antônio de Brito Alves (Mustardinha), Abílio Gomes (Entra Apulso - Boa Viagem) e Oswaldo Lima Filho (Pina).

Em nome das diretoras, o secretário de Educação parabenizou as equipes de professores e funcionários das unidades de ensino. "Hoje estamos aqui reunidos para reconhecer o resultado de vocês porque é importante que as boas práticas sejam replicadas. Queremos que o exemplo de vocês sirva para o restante da rede. Vocês são a prova de que, com uma gestão comprometida, é possível melhorar, por mais difícil que seja a comunidade e por pior que ainda seja a estrutura de algumas escolas. Percebemos o quanto os resultados podem mudar da água pro vinho só por causa da gestão", reconheceu Jorge Vieira.

A Escola Abílio Gomes conseguiu o melhor índice entre as escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife. Enquanto a média local das turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental foi de 4.3, a Abílio Gomes subiu de 4.8 em 2011 para 6.1 em 2013, superando a meta que estava estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2021. Para a diretora Marta Beatriz de Araújo, o diferencial da escola é a relação estabelecida com os moradores da comunidade Entra Apulso. "Não podemos ter medo de trazer a comunidade para dentro da escola. Quando criamos essa aproximação, a comunidade passa a respeitar a escola, a ajudar e a querer fazer parte daquilo. Vemos que quanto mais a comunidade está dentro da escola, melhor para a gente", avaliou a gestora.

Já a Escola Novo Mangue foi a que teve o maior crescimento da nota entre 2011 e 2013 nos anos iniciais, saltando de 3.3 para 5.4, quando a meta estabelecida para a escola era de 3.1. O crescimento de 64% na média fez com que a unidade de ensino superasse até mesmo a meta nacional de 5.2. O ponto destacado por Nadir de Souza e Maria Aparecida de Brito foi o tratamento humanizado dado aos alunos. "Através da conversa, eles vão entendendo e mensagem que queremos passar e nós percebemos a gratidão deles mesmo depois que saem da escola. Os pais dos nossos alunos também colaboram muito e sempre frequentam a escola", contou Nadir.

Na avaliação de anos finais do Ensino Fundamental, a Escola Professor Antônio de Brito Alves foi a que mais progrediu, subindo de 2.2 em 2011 para 3.7 em 2013, que era exatamente a meta estipulada para a unidade. O crescimento foi de 68%. Maria Tereza Vasconcelos e Valéria da Fonseca Silva destacaram como ponto positivo a implantação da avaliação dos alunos por notas a partir deste ano, como forma de acompanhar melhor o aprendizado dos estudantes. "Este ano a reprovação é a novidade. Fazia tempo que eu não via os meninos dizendo que iam estudar. Agora eles dizem que vão porque têm prova. É preciso haver cobrança para que eles tenham responsabilidade", afirmou Maria Tereza.

A Escola Oswaldo de Lima Filho foi a única que alcançou a meta nacional estipulada para as turmas de anos finais: 4,2. O crescimento foi de 8% em relação a 2011, quando eles tinham a média de 3.9. Para se ter ideia, a média da Rede Municipal de Ensino do Recife nos anos finais foi de 3.2.

Durante o encontro, o secretário-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife anunciou que os professores e funcionários das quatro escolas receberão, como premiação simbólica, um passeio para a Companhia do Lazer, em Porto de Galinhas, no próximo domingo (23).

IDEB - O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de medir e monitorar a qualidade do aprendizado nacional, além de estabelecer metas para a melhoria do ensino. Na avaliação dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano), as escolas municipais da capital pernambucana subiram a nota de 4.1 em 2011 para 4.3 em 2013, atingindo a meta estipulada pelo MEC. Entre as capitais do Nordeste, o Recife ficou na quarta colocação, empatado com Natal. Das 16 capitais do Brasil que aumentaram as notas de 2011 para 2013, Recife foi a nona capital que mais cresceu (5%).

Já nas 36 escolas municipais de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), a média no Ideb subiu de 2.9 em 2011 para 3.2 em 2013, ficando abaixo da meta de 3.6. Apesar disso, a capital pernambucana teve o maior crescimento percentual do Nordeste e o terceiro maior do Brasil: 10%.