NOTÍCIAS

| 20.11.14 - 16h26

Seminário de Educação Popular em Saúde reúne 250 profissionais

O Seminário de Educação Popular em Saúde do Distrito Sanitário II reuniu cerca de 250 profissionais de saúde, representantes de movimentos populares e membros da sociedade civil, na manhã desta quinta-feira (20), no auditório do Sest-Senat. Promovido pela Secretaria de Saúde do Recife, o evento realiza discussão de práticas e experiências em educação popular na área. Este foi o segundo realizado na rodada de seminários distritais.

O gerente do Distrito Sanitário II, Romero Nogueira, enfatizou a importância do engajamento dos profissionais de saúde e da população para o sucesso das ações de Educação em Saúde. “É preciso introduzir na população a ideia da educação em saúde, para que haja cada vez mais o fortalecimento do controle social e a politização das comunidades”, afirmou Romero.

Estavam presentes também Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Agentes de Saúde Ambiental (Asaces) e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. Uma das instituições que realizam atividades na área está o Centro Comunitário Chão de Estrelas, que realizou apresentação de rap e de percussão na abertura do evento.

Segundo Isis Félix, agente do NASF, a participação de grupos comunitários de educação popular é fundamental para agregar valor e experiências ao seminário. “É preciso trazer o resgate do saber individual, da experiência popular em saúde, pois sempre podemos aprender mais com as pessoas”, explicou. O grupo As Dengosas, formado por ACS e ASACEs, também realizou apresentação musical no seminário.

Institucionalizada no final do ano passado, pelo Ministério da Saúde, a política de Educação Popular em Saúde visa garantir a melhoria da qualidade de vida do usuário através de práticas integrativas em saúde, como o Tai Chi Chuan, Yoga, Reiki, fitoterapia, além do parto humanizado. A política propõe ainda a formação educacional dessas práticas de maneira democrática e participativa entre profissionais da saúde e a sociedade.