NOTÍCIAS

Educação | 20.11.15 - 10h58

Alunos da Escola Municipal da Mangabeira têm 1º contato com cobra, coruja, arara e furão

img_alt

Educador ambiental fez palestra sobre preservação do meio ambiente e levou animais para interagirem com as crianças. (Foto: cortesia)

 

A Escola Municipal da Mangabeira virou uma floresta nesta quinta-feira (19). Cerca de 120 alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a preservação do meio ambiente e conhecer animais como cobra, coruja, arara e furão. O encontro foi promovido pela Ecokids - empresa de educação ambiental que faz palestras sobre meio ambiente e coloca animais exóticos e silvestres para interagirem com pessoas das mais diversas idades, em escolas, universidades e festas infantis.

Ravel Oliveira, educador ambiental e fundador da Ecokids, falou aos estudantes do Grupo 4 da Educação Infantil ao 3° ano do Ensino Fundamental sobre a importância de cada bicho para o equilíbrio do ecossistema. "Quem não conhece tende a ter medo. Quando conhecemos os animais e entendemos a importância de cada um deles pro meio ambiente, é mais fácil respeitarmos. Nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente", esclarece Ravel.

Depois das explicações e apresentação dos bichos, as crianças formaram uma fila para alisar os animais e tirar fotos com eles. João Henrique Moreira, 4 anos, foi um dos que teve coragem de deixar a cobra se enrolar no seu pescoço. "Aprendi que se faz remédio e creme com o veneno da cobra. Mas gostei mais do furão. Vi que ele tem dois dentinhos bem afiados, mas não tive medo", contou o aluno do Grupo 4. "Aprendi que não devemos maltratar os animais e nem falar alto pra não assustar os bichinhos. Também não podemos pegar neles sem um adulto", disse Alessandra Andrade, 7 anos.

Carolina Leitão, professora do Grupo 5, foi quem convidou Ravel para passar a tarde na escola. "Em sala de aula, estou trabalhando assuntos relacionados a meio ambiente, poluição e animais em extinção. Buscamos sempre novidades pra não ficar só no livro, no quadro e na fala, trazendo algo concreto pra perto das crianças. Por isso convidei a Ecokids, que desenvolve esse trabalho tão interessante. Esse contato com os animais foi uma oportunidade única pros meninos; eles adoraram e aprenderam muito", avalia a docente.