NOTÍCIAS

Educação | 20.11.15 - 10h51

Escola Municipal Nadir Colaço realiza atividades na Semana Nacional da Consciência Negra

Programação incluiu palestras, exposição fotográfica e apresentações culturais, com o objetivo de destacar práticas pedagógicas que promovem a igualdade racial

Palestras, exposição fotográfica e apresentações culturais marcaram, na tarde desta quinta-feira (19), as atividades da Semana Nacional da Consciência Negra na Escola Municipal Nadir Colaço, no bairro da Macaxeira. O objetivo do evento, que teve apoio do Grupo de Trabalho em Educação das Relações Étnico Raciais (Gterê), foi destacar práticas pedagógicas que promovem a igualdade racial nas unidades de ensino municipais do Recife. Os estudantes assistiram às palestras ministradas pelo babalorixá Jeferson Oliveira e pela professora e formadora do Gterê, Fátima Oliveira.

Segundo o professor Jairo Moreira, é importante abordar essa temática nas escolas para que os alunos aprendam mais sobre a história dos negros no Brasil e no mundo. “Nosso objetivo é fazê-los conhecer mais sobre a origem e importância social da consciência negra, além de refletir sobre o racismo e estabelecer uma cultura de respeito pela diversidade, até mesmo por questões religiosas”, comentou Jairo. A programação contou também com uma exposição fotográfica intitulada "Beleza Negra" e apresentações de capoeira e dança, com participação dos grupos de afoxé Família Brasil e Alafim Oyó.

A aluna Cássia Christine Souza, 11 anos, recitou o poema Navio Negreiro, do poeta Solano Trindade. Para a estudante, temas como esse têm que ser debatidos nas escolas. “É muito importante para entendermos melhor os problemas do mundo. Sou negra, sei como é ser ofendida e o quanto isso dói. Espero que, com esse trabalho, as pessoas que têm preconceito e praticam o bullying se coloquem no lugar dos outros, porque isso machuca demais”, destacou Cássia, do 6º ano.

Objetivos - O Grupo de Trabalho em Educação das Relações Étnico Raciais (Gterê) sensibiliza os professores e servidores para estimular a difusão de conhecimentos sobre a história e a cultura afro-brasileira, africana e indígena, contribuindo para a prevenção e enfrentamento do racismo nas unidades educacionais. O grupo trabalha com formações mensais voltadas aos profissionais da Educação Básica, visitas às unidades educacionais e articulação com outras instituições.