Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 20.11.23 - 14h04

Recife promove campanha municipal de enfrentamento à Tuberculose

img_alt

Ação acontece entre os dias 21 e 29 de novembro. (Foto: Divulgação/Sesau)

 

A cidade do Recife intensifica suas ações no enfrentamento à tuberculose, uma doença infectocontagiosa que, apesar de sua longa existência, continua sendo um desafio significativo para a saúde pública. Neste contexto, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, por meio da Executiva de Atenção Básica do Recife, promove a Campanha de Combate à Tuberculose, realizada no município entre os dias 21 e 29 de novembro. A iniciativa abrange diversas atividades, como mobilização social, programações educativas, oferta de coleta de escarro, atualização do cartão vicinal, aferição de pressão arterial e palestras, visando informar e orientar sobre os sinais e sintomas da doença.

"Ainda  há um desconhecimento sobre a tuberculose, que é uma das doenças milenares que persistem nos dias atuais. Precisamos alertar a população sobre os sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento. Tuberculose tem cura e é de suma importância, quando diagnosticada, que seja tratada rapidamente para assim evitar suas complicações" destaca a coordenadora municipal do Programa de Controle da Tuberculose, Monica Simplicio.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a tuberculose continua a ser uma das doenças infecciosas mais letais do mundo. No cenário global, o Brasil é um dos 30 países com maior número de casos de Tuberculose. Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, conhecida como bacilo de Koch, manifesta-se preferencialmente nos pulmões, mas pode afetar outros órgãos. Sua transmissão ocorre pelo ar, por meio da inalação de aerossóis provenientes de pessoas infectadas ao falar, espirrar ou tossir. Sintomas como tosse persistente por mais de três semanas, associada a febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e fadiga são indicativos comuns da doença. O diagnóstico, geralmente realizado na atenção primária, envolve investigação clínico-epidemiológica e exames bacteriológicos, sendo o tratamento conduzido com medicações via oral fornecidas pelo SUS, com duração mínima de seis meses.

“A vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), oferecida gratuitamente pelo SUS em unidades básicas de saúde e maternidades, auxilia na prevenção das formas mais graves de tuberculose nas crianças, como a tuberculose miliar e meníngea, sendo administrada ao nascer ou no máximo até 4 anos 11 meses e 29 dias“, informa Monica Simplicio

Desde 2011, o então Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), hoje Coordenação Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses endêmicas e Micobactérias não tuberculosas (CGTM), recomenda a avaliação dos contatos de qualquer idade para Tuberculose Doença (TBD) e infecção tuberculosa (ITB). Nesse sentido, é de suma importância que os contatos de pessoas diagnosticadas com tuberculose ativa sejam examinados para diagnóstico precoce para tratamento de TB ou ILTB,  especialmente se pertencerem a grupos de risco, como contatos de casos de TB ativa, pessoas com HIV/Aids e outras condições de comprometimento imunológico.

Em 2023, o Ministério da Saúde estabeleceu o Comitê interministerial para eliminação da Tuberculose e outras doenças determinadas socialmente, pelo decreto nº 11.494, de 17 de abril de 2023, com o objetivo de promover ações intersetoriais que contribuam para a eliminação de doenças determinadas, socialmente, como problemas de saúde pública no país até 2030. No ano de 2022, o Recife registrou 1877 novos casos, com 52,5% de cura, 11,2% de interrupção do tratamento e 68 óbitos. Em 2023, até o momento, foram registrados 1526 novos casos, com taxa de cura de 58,6%.

 

Programação:

18/11: PrePara a Prevenção - Policlínica Gouveia de Barros (das 08 às 15h)

19/11: Ação na Casa do Pão, parceria com a coordenação da População em Situação de Rua (das 7h às 12h)

22/11: Ação na praça do Derby, em parceria com o Comitê Pernambucano de Mobilização Social para o Controle da Tuberculose (das 8h às 12h)

25/11: PrePara a Prevenção: Centro de Saúde Bruno Maia (das 8h às 15h)

28/11 e 29/11: Workshop de Tuberculose e Coinfecção com HIV (28/11 das 8h às 17h e dia 29/11 das 8h às 12h)