João da Costa participa de Confraternização Solidária dos servidores da Educação
A entrada foram brinquedos que serão doados ao Instituto de Assistência Social e Cidadania
Por Marcos da Silva
O prefeito do Recife, João da Costa, foi o anfitrião dos mil gestores, vice-gestores, diretores, gerentes e equipe técnica da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) na festa Confraternização Solidária, que aconteceu na noite desta segunda-feira (19), no Clube dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, na Boa Vista. “Muito obrigado aos gestores e professores pelo empenho que dedicam às crianças das escolas municipais do Recife. Muita saúde para todos vocês e suas famílias. No ano passado, por esta época, eu estava afastado, recuperando-me da cirurgia do transplante de rim. Agradeço a Deus e a todos os que rezaram e se preocuparam comigo”, saudou o prefeito, em seu breve discurso.
A secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano, também agradeceu a presença e a colaboração dos educadores, que levaram um brinquedo para ser doado às crianças atendidas pelo Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc). “Confraternizamos e celebramos as mudanças ocorridas em 2011. Temos muitos motivos para comemorar: as melhorias na qualidade do ensino, as formações dos professores, os dez novos CMEIS que estão sendo construídos. Quando temos Deus, temos tudo”, resumiu.
A festa - O encontro começou com um culto ecumênico, ministrado pelo pastor Alfredo Oliveira, da Igreja Presbiteriana Memorial de Piedade e o frei Damião Silva, da Paróquia de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes. Em seguida, um descontraído jantar dançante foi servido ao embalo da Orquestra Perfil, do maestro Aguinaldo Menezes. O repertório foi variado. Passou pelos clássicos mundiais dos anos 60, 70 e 80, como “New York, New York”, “I Will Survive”, sem esquecer das várias composições de Roberto e Erasmo Carlos e os principais ritmos da cultura pernambucana: frevo, maracatu, ciranda, forró. Os profissionais da educação aproveitaram para mostrar que também são bons dançarinos.
Para a vice-gestora da Escola Municipal Antônio de Brito Alves, da Mustardinha, Valéria Fonseca, de 42 anos, dez deles dedicados à Rede Municipal de Ensino, “a noite serviu para fortalecer a equipe, rever amigos e absorver energias boas para o ano novo”. Frei Damião Silva, destacou: “É um momento onde pessoas movidas pelo espírito natalino fazem gestos concretos como a entrega de um presente aos que não podem comprá-lo”. “É o resgate do real sentido do Natal”, completou o pastor Alfredo Oliveira.