NOTÍCIAS

Cultura | 20.12.12 - 14h15

I Mostra Científica das Escolas Municipais do Recife recebe apoio do CNPq e ministérios

Pela primeira vez, um evento da educação municipal pública terá o selo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Por Marcos da Silva

Um projeto para a realização da I Mostra Científica das Escolas Municipais do Recife foi aprovado pelos ministérios da Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação. A Mostra acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro de 2013, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena e reunirá 40 escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife.

Cinco estudantes municipais receberão uma bolsa de estudos no valor de R$1,2 mil para Iniciação Científica Júnior. Os professores que orientarão os trabalhos receberão certificado. “Esta é a primeira vez que realizamos um evento com o selo do CNPq e o apoio dos ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia. A Mostra é competitiva e os primeiros colocados poderão participar de eventos similares regionais ou nacionais”, ressalta o gerente de Ações Pedagógicas em Tecnologia na Educação, Gutemberg Cavalcanti.

O apoio do CNPq fortalecerá o vínculo importante de qualidade e rigor científico e tecnológico dos trabalhos desenvolvidos. “Este é um passo importante para a popularização da ciência do ensino e melhoria das ações para o uso da Ciência como instrumento de melhoria da qualidade de vida”, ressalta Cavalcanti.

O evento permitirá a participação das escolas, professores e estudantes na construção de processos científicos no ensino e aprendizagem, o que irá gerar prêmios para os alunos envolvidos. Para os professores, certificados que permitirão pontuação na plataforma lattes do CNPq. As unidades de ensino que forem selecionadas para participar do evento também receberão certificados.

Com estas medidas a Prefeitura do Recife irá contribuir para o progresso e melhoria do ensino de Ciência, uso crítico de tecnologias, qualificação de pessoal envolvido, além de abrir uma porta importante junto ao CNPq, já que esta é a primeira vez que uma ação como esta será vivenciada na capital pernambucana.