NOTÍCIAS

| 20.12.12 - 09h37

Prefeitura conclui pintura das fachadas do casario do Pátio de São Pedro, Centro Apolo-Hermilo e Teatro Barreto Júnior

A ação em parceria com a iniciativa privada também capacitou mão-de-obra especializada

O visitante que for ao Pátio de São Pedro, área central do Recife, vai se deparar com um belo cenário. Todos os 33 imóveis localizados no local, com exceção da Igreja de São Pedro dos Clérigos, que tem um projeto próprio de restauração, ostentam belas cores em suas fachadas seculares. A pintura do casario só foi possível pela ação da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura em parceria com a Tintas Coral. Outros dois equipamentos culturais da cidade, o Teatro Barreto Júnior e o Centro Apolo-Hermilo também foram beneficiados com a pintura feita por voluntários credenciados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Para marcar a conclusão das obras, a Prefeitura realizou na noite desta quarta- feira (19), no Pátio de São Pedro, apresentações do Afoxé Alafin Oyô e do Coco Bongá. A festa contou ainda com a entrega de certificados de participação no curso de Pintura Predial ministrado por técnicos da Tintas Coral para 17 voluntários inscritos no Sistema Público de Emprego Trabalho e Renda.

A secretária de Cultura do Recife, Simone Figueiredo, destacou a importância do projeto para a preservação da memória e da cultura da cidade. “Tanto os teatros como o Pátio de São Pedro são referências históricas para o recifense. É gratificante cuidar desse legado para que toda a população possa desfrutar”, pontuou a secretária.

Já a diretora de Marketing e Captação de Recursos da Secretaria de Cultura do Recife, Renata Pedrosa, lembrou do alcance social do projeto. “Os voluntários que atuaram nas pinturas receberam em troca do seu trabalho a capacitação e o acompanhamento dos técnicos da Coral, isso é importante para quem está em busca de uma colocação profissional”, afirmou Renata.

Foi o caso de Edmilson Trajano, um dos participantes da capacitação. Ele já atuava como servente de pedreiro e assim que soube não perdeu a chance de fazer o curso de pintura. “Agora no final do ano sempre aparecem os serviços de pintura pra gente fazer”, comemorou Edmilson. As mulheres tiveram participação marcante na capacitação promovida pela Tintas Coral. Rosália Nascimento foi uma delas. Aos 18 anos ela foi uma das alunas mais dedicadas. “Sempre gostei de pintura e com esse curso aprendi muito”, disse Rosália.

Manoel Silva, coordenador de treinamento da Tintas Coral explicou que os alunos aprenderam técnicas de pintura em alvenaria, madeira e ferro. “Não é um trabalho fácil, mas o resultado ficou muito bom, todos se dedicaram muito”, afirmou o técnico.

Para receber a pintura, as fachadas começaram a ser preparadas em julho deste ano. Foram utilizados cerca de três mil litros de tinta para os três equipamentos culturais. Já os equipamentos de proteção individual (EPIs) utilizados pelos alunos pintores foram fornecidos por outras empresas parceiras, o Canal da Construção e Armazém Coral.