Orla de Boa Viagem recebe reforço de limpeza com o Praia Limpa
Neste domingo (20), a Prefeitura do Recife iniciou mais uma edição da campanha Praia Limpa, em parceria com TV Globo Nordeste. Quase 100 pessoas vão trabalhar na praia de Boa Viagem como monitores do projeto para reforçar a conscientização dos banhistas e comerciantes da orla a jogar lixo de forma correta, mantendo, dessa forma, um ambiente limpo e organizado. O prefeito Geraldo Julio abriu o Praia Limpa realizando também o trabalho de distribuição de sacolinhas plásticas para o recolhimento do lixo e pulseiras de identificação para crianças, que segue até abril de 2016.
“Esse é um trabalho muito importante que tem sido feito, porque aqui vem gente todos os lugares da cidade. Estamos fazendo a conscientização ambiental da praia, para que as pessoas cuidem e recolham o lixo, mas isso reflete em toda cidade”, explicou Geraldo. “A gente também faz uma ação de conscientização com os barraqueiros, com orientação e a distribuição de sacolinhas. Eles colocam o lixo no lugar certo e no final do dia a Emlurb recolhe”, acrescentou. O prefeito destacou ainda o trabalho de identificação das crianças através de uma pulseira que também é distribuída no projeto. “Aqui é um local de aglomeração de pessoas e muitas vezes acontecia das crianças se perderem. Com a cor da pulseira é possível saber o local onde os pais estão e o telefone deles, dando mais segurança para o lazer deles”, finalizou
"Estamos fazendo a conscientização ambiental da praia, para que as pessoas cuidem e recolham o lixo, mas isso reflete em toda cidade”.
Durante quatro meses, vai haver a distribuição de sacolas ecológicas para os visitantes da praia colocarem seus lixos, além de pulseiras de identificação para crianças. Profissionais que trabalham na faixa de areia também receberão sacolas para serem distribuídas e camisas de proteção aos raios ultravioletas (UV). A campanha também vai contar com monitores, colaboradores do programa, que estarão espalhados em sete pontos da orla. Diariamente, aproximadamente 70 profissionais da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) trabalham na orla. A coleta ocorre duas vezes ao dia, e a varrição, três vezes por dia. À noite, dois equipamentos específicos executam a limpeza da faixa de areia. Os garis retiram diariamente, em média, quase 10 toneladas de resíduos. Já no fim de semana, esse volume aumenta e chega a 24 toneladas.
Os banhistas parabenizaram mais uma vez a iniciativa e esperam um bom resultado por parte da população. “A gente está vendo a Prefeitura fazer o trabalho dela. Agora cabe ao povo também fazer. A cidade suja fica feia, mas também quando chove traz muitos problemas e os prejudicados somos nós mesmos, com enchente e doença”, disse autônoma Joselma Carla.
Por dia, são retiradas, em média, cerca de 10 toneladas de resíduos, o que equivale a quase 600 sacos de cem litros. Por fim de semana, somando sábado e domingo, esse número chega a 24 toneladas, correspondendo a 1.724 sacos de cem litros. “Nós já realizamos este trabalho de limpeza da praia diariamente, de domingo a domingo, com 70 profissionais, o trabalho das Ecobikes, que recolhem material reciclável e entrega às cooperativas de catadores. Mas essa iniciativa é um reforço importante este trabalho feito entre a Prefeitura e a Globo, com a distribuição de 800 mil sacolinhas, 150 mil pulseiras. Nós estamos conscientizando os banhistas à cuidarem melhor da praia, que talvez seja o lugar mais democrático de lazer da nossa cidade”, disse o presidente da Emlurb, Antônio Barbosa.