Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 20.12.16 - 17h12

CTTU amplia novamente a Zona Azul no Centro do Recife

Mais 147 vagas destinadas à Zona Azul serão disponibilizadas nos bairros da Boa Vista, no dia 22, e do Recife, no dia 24

 

Com o intuito de garantir a rotatividade das vagas de estacionamento disponibilizadas no espaço público, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai dar continuidade à ampliação da Zona Azul na área central do Recife. Agora, a operação vai contemplar as ruas José de Alencar e Barão de São Borja, no bairro da Boa Vista, a partir da quinta-feira (22), e as ruas de São Jorge e Vital de Oliveira, no Bairro do Recife, no sábado (24). Dessa vez, a ação vai garantir mais 147 vagas, que somadas às 85 implantadas na sexta-feira (16), totalizam um acréscimo de 232 vagas rotativas  para a cidade. Com isso, o Recife passa a contar com mais de três mil vagas de Zona Azul.

Na quinta-feira (22), a Rua José de Alencar vai ser beneficiada com a implantação de 27 vagas nos dois lados da via, no trecho localizado entre as ruas Barão de São Borja e Manoel Borba. A Rua Barão de São Borja, por sua vez, receberá 54 vagas de Zona Azul, que também serão implantadas nos dois lados da via, no trecho entre a Rua Gervásio Pires e a Rua da Soledade. Já no sábado (24), será a vez do Bairro do Recife ser beneficiado. Serão 56 vagas na Rua de São Jorge, nos dois lados da via, no trecho entre a Rua Vital de Oliveira e a Rua do Moinho, e outras dez vagas na Rua Vital de Oliveira, entre a Rua de São Jorge e a Avenida Alfredo Lisboa.

Nos dois locais, a Zona Azul irá funcionar das 8h às 18h, nos dias úteis, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência será de duas horas, nas ruas José de Alencar e Barão de São Borja e de cinco horas nas ruas de São Jorge e Vital de Oliveira. Para regulamentar a ação, a CTTU implantou cerca de 70 placas de sinalização vertical nas quatro vias beneficiadas. A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave (R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação), além disso o veículo fica passível de ser removido para o depósito.

ZONA AZUL-  Atualmente, Recife conta com cerca de 2.900 vagas rotativas (incluindo as vagas exclusivas para deficientes e idosos), implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista e Madalena.  A Zona Azul funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira; e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais.