Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 20.12.16 - 19h50

Portal da Transparência ampliará informações sobre os Conselhos Municipais

img_alt

Reunião realizada hoje com os conselheiros municipais foi o primeiro passo no trabalho de ampliação das informações no portal (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

Ampliar o acesso à informação sobre a atuação dos Conselhos Municipais de maneira padronizada e reunidas num único ambiente eletrônico. Esta foi a proposta apresentada pela Gerência Geral de Transparência e Informações Estratégicas, unidade ligada à Controladoria Geral do Município (CGM), na tarde desta terça-feira (20). A ideia é aperfeiçoar a oferta de informações sobre as atividades que fazem parte dos conselhos existentes na cidade dentro do Portal da Transparência. Aos poucos os dados serão incorporados ao portal.

Atualmente algumas informações já estão contempladas no Portal da Transparência da Prefeitura do Recife. O objetivo é ampliar e aperfeiçoar a ferramenta de consulta pública oferecendo ao cidadão mais um canal de interação ratificando o compromisso desta gestão com a transparência de dados. Mariana Fragoso gerente geral de Transparência e Informações Estratégicas conduziu a reunião e ressaltou a importância do envolvimento dos representantes dos conselhos nos repasse das informações consideradas de interesse público que precisam ser contempladas dentro do Portal.

"A reunião de hoje foi um primeiro passo para que os conselheiros conhecessem um pouco mais sobre a ferramenta eletrônica que dispomos e que é referência nacional. Também pudemos conhecer um pouco melhor as demandas de cada um dos conselhos que precisam ser dispostas no Portal da Transparência, como as agendas das reuniões, pautas de discussões e deliberações e as atas com encaminhamentos, por exemplo. Com isso vamos ampliar as informações que hoje estão no portal sobre os conselhos", explicou Mariana Fragoso.

A ideia foi bem recebida pelos conselheiros que estiveram presentes na reunião. Mesmo aqueles que possuem canais oficiais para consulta pública serão contemplados com a iniciativa e suas deliberações serão direcionadas aos respectivos sites. A partir da rotina dos encontros de cada um dos conselhos, as informações serão repassadas e o cidadão passa a contar com mais uma importante ferramenta de controle social. CLIQUE AQUI