Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 20.12.18 - 17h29

Banda Sinfônica do Recife encerra temporada 2018

O público lotou o Teatro de Santa Isabel para assistir ao último concerto do ano. A programação gratuita, oferecida pela Prefeitura do Recife, será retomada em março de 2019

 

Num concerto cheio de gente e de emoção, a Banda Sinfônica do Recife encerrou, ontem, no Teatro de Santa Isabel, a temporada 2018 de apresentações gratuitas e abertas ao público, oferecidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

O repertório não poderia ter sido mais festivo. O programa preparado pelo maestro Nenéu Liberalquino começou com A Festive Overture, do americano Alfred Reed, e seguiu com a erudição de Adagio da Sinfonia nº 2, de Sergei Rachmaninoff, com arranjo de Jay Bocook. Do vasto repertório da música brasileira, Nenéu escolheu uma única representante: Leão do Norte, de Lenine e Paulo Pinheiro, com arranjo de Hudson Nogueira.

A apresentação seguiu com a execução de Malagueña, do cubano Ernesto Lecuona, arranjada por Sammy Nestico, e Salute to American Jazz, medley assinado por Sammy Nestico. E terminou em clima de Natal. Para confraternizar-se com seu público neste fim de ano, o maestro escolheu duas peças: White Christmas, de Irving Berling, com arranjo de John Moss e solo de sax alto de Gilmar Black; e o medley A Classical Christmas, com arranjo de David Marshall, composto pelas músicas Joy To The World (G.F.Händel), Jesu, Joy’s of Man’s Desiring (J.S.Bach), Hark, The Herald Angels Sing (F.Mendelssohn) e Hallelujah (G.F.Händel).

Ao final do concerto, o maestro agradeceu a fidelidade e carinho do público e fez questão de celebrar a equipe do Teatro, envolvida na realização dos concertos. Deixou ainda seus cumprimentos e votos de prosperidade, sucesso, alegria e muita música para 2019. “Estão, desde já, todos convidados para o início da próxima temporada, no dia 27 de março”, disse Nenéu.

O público mal pode esperar. “O concerto foi ótimo. Sou público fiel da Banda. Assisto sempre. Agora é esperar com saudade pelo próximo ano”, brincou a dona de casa Ester dos Santos.

Também cativa, Maria Auxiliadora, 57 anos, levou a filha, a “futura advogada” Stefany Karine, 17 anos, para estrear na programação no derradeiro concerto de 2018. “Ela insistiu para eu vir. Mas valeu mesmo a pena. Vou voltar sempre”, disse Stefany.

“Foi muito bom esse último concerto. Aliás, a Banda nunca decepciona. O repertório é variado, vai do clássico ao contemporâneo. E o concerto ainda é de graça”, disse a publicitária Amanda Essy, fazendo votos de que março chegue logo e não tarde a lhe devolver uma de suas programações culturais favoritas.