Agremiações campeãs desfilaram no Marco Zero

As apresentações aconteceram na última noite do carnaval multicultural
Por Suzan Vitorino
Quem apareceu no Marco Zero, nesta terça-feira (21), pôde conferir o desfile das agremiações campeãs do Grupo Especial. Com muito colorido e animação, bois, clubes carnavalescos, ursos, maracatus e troças carnavalescas desfilaram no principal polo do Carnaval Multicultural 2012.
A primeira agremiação a subir no palco foi o Urso Cangaçá, do bairro de Água Fria. Em seguida, foi a vez do Caboclo Tupi encantar o público com a sua apresentação. O Boi Faceiro também cativou a platéia, encenando a morte e a ressureição do boi, num resgate ao auto natalino. “Em 1997, eram só cinco grupos de boi em Pernambuco. Hoje são mais de 300. A aceitação não é só aqui, é universal, já desfilamos na Alemanha, Espanha e Holanda”, festejou o presidente do Boi Faceiro, Aelson da Hora.
Já o Clube Carnavalesco das Pás, fundado em 1888, desfilou com 150 integrantes, apresentando o tema “A magia dos deuses baseado nos cultos africanos”. Para a sócia benemérita do clube, Turmalina Teles, fazer parte da agremiação é uma honra, pois ela colabora diretamente para preservação da cultura local. “O clube é uma jóia cultural. E desfilar por ele é sempre uma emoção muito forte”, disse.
Também passaram pelo palco do polo Multicultural a Troça Carnavalesca Batutas de Água Fria, o Maracatu de Baque Solto Cruzeiro do Forte e o Maracatu de Baque Virado Porto Rico.