NOTÍCIAS

| 21.02.12 - 01h58

Bixiga 70 mostra o afrobeat no Rec-Beat

[caption id="attachment_14578" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Fernando da Hora"][/caption]

A última atração da noite desta segunda-feira (20) no Festival Rec-Beat foi o som cosmopolita da banda Bixiga 70. O grupo formado por dez músicos apresentou canções do seu primeiro disco homônimo. Entre elas, Dub di Malaika, Dub Vermelho e Zambo Dub.

O público aprovou a apresentação.“Gostei muito do trabalho deles. Achei bastante dançante” disse o publicitário, Lucas Silva. Já o músico, Antônio Santos destacou que o som é a cara do nosso carnaval. “Deu para perceber uma multiculturalidade nas composições e isso nos remete ao Carnaval do Recife”.

Bixiga 70 - Criada no bairro paulista do Bixiga, a banda faz, no nome, uma referência ao Afrika ’70, que acompanhava o nigeriano Fela Kuti (1938-1997), o criador do afrobeat. Mistura de sonoridades africanas, jazz e funk, o gênero não saiu de moda. Considerado por muitos o berço do samba paulistano, o bairro do Bixiga também hospeda e alimenta a imaginação desses dez músicos que buscam estreitar laços entre passado e futuro por meio de uma leitura da música cosmopolita de países como Gana e Nigéria, dos tambores dos terreiros e do samba, da música malinké e de uma atitude despretensiosa e sem limites para o improviso e a dança.