Desfile de agremiações no Polo do Alto José do Pinho
Os desfiles ocorreram próximos a Praça do Alto José do Pinho
A programação desta terça-feira (21), no Polo do Alto José do Pinho, começou às 16h com o desfile das agremiações. O primeiro grupo a se apresentar foi a Tribo Guaianás. Com 70 integrantes, entre crianças, adolescentes e adultos, os menores entraram na frente com arco e flecha acompanhando o ritmo do atabaque, do surdo, das maracas e da flauta. “Os Guaianás surgiram em São Paulo, com o CaciqueTibiraça, que ajudou o Padre Anchieta. Sua filha Bartira casou com João Ramalho e assim surgiu a Tribo dos Guaianás”, conta o presidente da Tribo, Mario Jorge.
Os olhos atentos mostraram a curiosidade e animação de todos que foram conferir os desfiles. A população vibrou a cada agremiação que passava pelo Polo. “Ver a diversidade de ritmos em nossa comunidade é muito bom, as fantasias estão muito bonitas. É uma grande festa”, comenta José Aroldo, morador do Alto José do Pinho.
Em seguida foi à vez do Boi TaTa Tá, da comunidade do Ibura, que animou os foliões com muita dança, cantoria, história e até uma pequena encenação. Misturando frevo, ciranda e coco, fizeram uma grande festa. O bloco contou com 55 participantes e já foi o grupo aspirante em Nova Descoberta em 2009, sendo campeão do Grupo 2 em 2010 e campeão do Grupo 1 em 2011. “Estamos feliz com a oportunidade de nos apresentar aqui no Alto José do Pinho. Tínhamos um grupo de dança popular chamado Luardat que em 2007 se transformou nessa agremiação”, conta o presidente do grupo, Erick Pinto.
A folia entrou pela noite. A partir das 19h a programação conta com shows da Orquestra Valois com os Passistas do Balé Multicultural do Recife, do Afoxé AlafimOyó, do Emossamba, de Madá e o Samba, do Samba Pernambucano com Belo Xis, Ramos Silva e Wellington do Pandeiro e por fim a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério com a Cia de Passistas da Bomba do Hemetério.