Galeria do Ritmo e Gigantes do Samba levantam público no Polo das Agremiações
Na noite em que a Avenida Nossa Senhora do Carmo virou a “Avenida do Samba”, com direito a queima de fogos e muita garra de seus 1,6 mil sambistas, a Galeria do Ritmo, do Morro da Conceição, entrou decidida a recuperar o título que não conquista há cinco anos. Com o enredo “Pernambuco – o Leão do Norte canta e dança a sua cultura”, a escola apresentou como novidade a madrinha de cerimônia Maria das Graças, que coordenou todo o desfile. Com cinco alas, três carros alegóricos e três casais de mestre sala e porta-bandeira, a “azul e branco” mostrou os guardiões da corte de Maurício de Nassau, o sincretismo religioso, o frevo e o maracatu, além de uma ala especial destinada ao Galo da Madrugada.
A sua principal rival, a Gigante do Samba, que também não deixou por menos e desfilou disposta a manter a hegemonia conquistada nos últimos quatro anos (em 2007 o título ficou com a Deixa Falar). Defendo o samba enredo “A história de São João no centenário de Luiz Gonzaga – o Rei do Baião”, os 2,5 mil integrantes da “verde e branco” fizeram uma apresentação deslumbrante com muitas alas, destaques individuais e cinco carros alegóricos. O resultado foi a conquista da maior parte do público que foi contagiado pelo refrão do samba enredo: “Sou gigante, sou folia, sou Água Fria, sou paixão, sou sanfona, sou Luiz”.
O resultado deste embate carnavalesco, que promete uma disputa pra lá de acirrada, será conhecido na próxima quinta-feira (24), a partir das 10h, quando acontece a apuração dos desfiles de todas as categorias do Carnaval Multicultural do Recife 2012. Já no sábado (26), às 17h, no polo da Avenida Nossa Senhora do Carmo, está previsto o desfile geral das campeãs, que promete ser imperdível.