João da Costa acompanha Noite dos Tambores Silenciosos com ministra da Cultura
O prefeito do Recife, João da Costa, em companhia da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, prestigiou, nesta segunda-feira (20), a Noite dos Tambores Silenciosos, que aconteceu no Polo Afro, no Pátio do Terço. A ocasião tornou-se ainda mais especial pela ótima notícia que a ministra trouxe para todo o povo pernambucano. Holanda revelou ao prefeito que em novembro deste ano o frevo, maior expressão cultural de Pernambuco, poderá se tornar Patrimônio Imaterial da Humanidade, através de uma eleição promovida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). O evento ocorrerá em Barbados, na América Central.
Antes de seguir para a Noite dos Tambores Silenciosos, o prefeito falou sobre a eminente honraria. “Numa noite em que tivemos cinco horas de blocos líricos, sem interrupções, emocionando o público do Marco Zero, receber uma notícia dessas é algo muito especial. Não é qualquer manifestação cultural que consegue ser reconhecida pela UNESCO como digna de tal honraria. Participar dessa eleição já é um privilégio, que nos orgulha muito”, destacou o prefeito.
De acordo com a ministra, a indicação do frevo é pessoalmente significativa para ela. “Desde muito pequena escuto Capiba e Nelson Ferreira, sei cantar boa parte do repertório deles”, revelou. Sobre a impressão do carnaval deste ano, Ana de Holanda achou a decoração especialmente marcante. “Adoro Zé Cláudio (homenageado do Carnaval do Recife e idealizador das figuras que compõem a decoração). Conheço ele há muito tempo, a obra dele sempre me chamou a atenção. A decoração está muito linda”, afirmou.
Já no Pátio de São Pedro, no Pólo Afro, o prefeito entregou uma placa aos homenageados da Noite dos Tambores Silenciosos pelas contribuições de perpetuação da memória e preservação da cultura afro-brasileira. Receberam a honraria o professor Ubiraci Ferreira, coreógrafo do Bacnaré e presidente do Maracatu Sol Nascente e a Rainha do Maracatu Porto Rico. A cerimônia tradicional do Carnaval do Recife, que reuniu 25 nações, reverencia os negros que lutaram contra a escravidão no Brasil.
Além da ministra, a Noite dos Tambores Silenciosos foi prestigiada pelo secretário Executivo do Ministério da Cultura, Victor Ortiz, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Luiz Fernando Almeida, secretário do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial em Pernambuco, Jorge Arruda. Também estiveram presentes à cerimônia, secretários municipais.