NOTÍCIAS

| 21.02.12 - 05h59

Noite dos Tambores Silenciosos foi destaque do Polo Afro nesta segunda

[caption id="attachment_13600" align="alignleft" width="334" caption="Fernando Silva"][/caption]

Cerimônia é uma reverência aos ancestrais afro-brasileiros que lutaram pela liberdade, justiça social e racial

A tradicional Noite dos Tambores Silenciosos encantou o público que lotou o Pátio do Terço, no Polo Afro, nesta segunda-feira (20) de Carnaval. Apagam-se as luzes do local e começa então a cerimônia que celebra o tradicional encontro de nações de origem africana no Bairro de São José, Centro do Recife. A Noite dos Tambores Silenciosos é uma reverência aos ancestrais afro-brasileiros que lutaram pela liberdade, justiça social e racial. Este ano a celebração prestou homenagem à Mãe Elda, rainha da Nação Maracatu Porto Rico, conhecida por ser a única rainha coroada dentro da Igreja Católica. Foi homenageado também o professor Ubiraci Ferreira, coreógrafo do Bacnaré e presidente do Maracatu Sol Nascente.
 
O ritual foi ministrado pelo babalorixá Ramildo Oxóssi, sacerdote mais velho de Pernambuco, que soltou pombas brancas, simbolizando a paz.  O encontro reuniu 25 nações de maracatus de Pernambuco, entre as mais tradicionais, desfilaram: Estrela Brilhante, Nação Elefante, Sol Nascente e Nação Porto Rico.
 
A paulista Joice Templer, veio de São Paulo para conhecer o Carnaval Multicultural do Recife, a visitante, que não tirou o olho das apresentações, desfilou no Maracatu Estrela Brilhante no último domingo (19), contou está bastante emocionada por participar da festa na capital pernambucana. “Recife é um celeiro cultural diversificado” afirmou.
 
A Noite dos Tambores Silenciosos foi prestigiada pelo prefeito João da Costa, pela ministra de Cultura, Ana de Holanda, pelo secretário municipal de Cultura, Renato L, pelo secretário executivo do Ministério da Cultura, Victor Ortiz, pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Luiz Fernando Almeida e pelo secretário do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial em Pernambuco, Jorge Arruda, entre outras autoridades.