NOTÍCIAS

Cultura | 21.02.14 - 11h28

Agenda de Carnaval 21/02 a 27/02

Os primeiros acordes do frevo já foram tocados e o Recife entra de vez em clima de Carnaval a partir desda sexta-feira,21. Atrações de todos os ritmos e para todos os gostos: do maracatu ao frevo, passando pelo samba, o afoxé, a ciranda e o coco. A programação está dividida em quatro dos principais polos da folia, com blocos líricos, desfiles de agremiações e shows de artistas da cultura popular pernambucana.

SEXTA-FEIRA (21)

ESQUENTE – O Pátio de São Pedro é o cenário de encontro de todos os ritmos de carnaval nesta sexta-feira. A programação começa cedo, às 17h30 com a roda de frevo, o Forró de Gesso Frevo Orquestra, a CIA de Dança, Teatro e Papangus 100% Show. No palco, a partir das 20h, o 4º Encontro de Baques do Recife e Convidados torna a animar o público. Quem participa da festa são os Caboclinhos Tupinambá do Recife, Paranaguazes, Tupi, Trigobé, Oxóssi Pena Branca, Carijós do Recife, Canindé de Cavaleiro, Truká do Recife, Canindé de Camaragibe, Canindé do Recife, Taperaguazes e 7 Flexas do Recife.

COMANDO – O percussionista Naná Vasconcelos comanda grande ensaio de abertura do Carnaval do Recife a partir das 19h, da Rua da Moeda e recebe seu convidado Zé Brown. O Grupo Voz Nagô puxa os batuques do Maracatu Nação Sol Nascente, Maracatu Nação Encanto do Pina e Maracatu Nação Porto Rico. E a partir das 21h, entram em cena a TRIA, o Afoxé Oyá Tokolé e o G.R.E.S Preto Velho. E às 23h, é a vez do Projeto de Samba Maria Pagodinho.

SÁBADO (22)

BAILE MUNICIPAL - O Chevrolet Hall recebe o 50º Baile Municipal do Recife, que começa às 20h. Neste ano, um time de artistas pernmabucanos faz a festa dos foliões e das folionas. A programação conta com a batucada da Gigante do Samba, além de shows de nomes como Claudionor Germano, Elba Ramalho, Alceu Valença e Antô Nóbrega, homenageado do Carnaval do Recife e do Baile. Ingressos para a pista custam R$ 50, à venda no Chevrolet.

CARNAVAL – A folia toma conta da rua da Moeda a partir das 20h. Tem desfile de orquestras e agremiações pela local. Na programação a orquestra Gouveia Frevo, o Grupo Cultural Recifogosas (passistas), o Clube Carnavalesco Pás Douradas e a Troça Carnavalesca Abanadores do Arruda.

REGGAE - A noite vai ser de reggae, na Rua da Moeda, a partir das 18h. Com apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, no palco haverá shows de Catarina Dee Jah, Mikarreggae, Bantus Reggae, Manga Rosa, Favela Reggae e Gladiators.

MISTURA – Tem Roda de Frevo no Pátio de São Pedro a partir das 17h30. A animação começa com a Orquestra de Frevo Flor de Lis. Depois é a vez do Balé Deveras (passistas). No palco, a partir das 20h, a dica é acompanhar o Bonde Bloco Carnavalesco Lírico. E marcando presença, Lia de Itamaracá que passa a comandar a festa às 21h. Para deixar a noite completa, chega Aurinha do Coco, que faz apresentação a partir das 22h.

MÚLTIPLA FOLIA – A partir das 16h, o bloco Múltipla Folia toma conta da Praça do Arsenal, em frente ao Teatro de Mamulengos. Feito com muito carinho, atenção e respeito, a agremiação tem como premissa a Inclusão e Responsabilidade Social, visando a superação dos limites e possibilidades, a fim de vivenciar uma prática pouco explorada da “Terapia do Frevo”.

DOMINGO (23)

DONA LINDU – Domingo é dia de orquestra de pau e corda occom o Alegres Bandos, a partir das 17h, no Dona Lindu. O encontro de blocos vai reunir Com Você no Coração, O Bonde, Flor do Eucalipto, Amante das Flores, Eu Quero Mais, Banhistas do Pina, Bloco da Saudade. Boêmios da Boa Vista, além de Flor da Lira de Olinda, Um Bloco em Poesia, Bloco Lira do Carpina, Compositores e Foliões, Batutas de São José e Menestréis do Paulista.

PRÉ – AMP- A final do concurso de bandas independentes Pré-AMP toma conta da Rua da Moeda a partir das 18h. O vencedor da edição de 2014 irá se apresentar na programação oficial do Carnaval do Recife e ainda ganha a gravação de um CD.

PÁTIO DE SÃO PEDRO – O domingo, 23, começa cedo no espaço da cultura afro-brasileira. A partir das 16h tem início o Segundo Encontro das Nações de Maracatu de Pernambuco, com Almirante do Forte, Cambinda Africano, Centro Grande Leão Coroado, Axé da Lua, Encanto do Dendê, Estrela de Olinda, Gato Preto, Linda Flor, Nação Luanda, Oxum Mirim, entre outros. Já a partir das 19h30 o pólo se transforma para o PRE no Raggae, com Marlevou, Semente Yeshua, Caravana do Reggae e Cidade Verde.

RUA DA MOEDA - A partir das 18h do domingo a Rua da Moeda se transforma num grande palco para as orquestras de pau e corda com o projeto Lirismo na Moeda, com desfiles dos blocos Utopia e Paixão,Rodas da Boa Vista, Compositores e Foliões, Flabelo Encantado, Edite no Cordão,Lírico Flores do Capibaribe, Artesões de Pernambuco e o coral e orquestra Evocações do Maestro Barbosa. Para esquentar a noite, às 22h tem início a final do festival de música autoral Pré-AMP.

MARCO ZERO - Comemorando seus 150 anos, a Nação de Maracatu Leão Coroado sai do centro do Marco Zero em direção às principais ruas do Bairro do Recife, a partir das 20h. No palco, acontece a Noite das Alfaias, o tradicional encontro de maracatus, com o Leão Coroado, Cambindinha de Araçoiaba e Raízes do Pai Adão. Além disso, Lia de Itamaracá faz sua grande ciranda, seguindo Selma do Coco, Bongar e Mestre Galo Preto.

PRAÇA DO ARSENAL – O domingo é de festa também na Praça do Arsenal. A partir das 16h os foliões podem entrar na dança com o projeto Dançando na Rua, que na semana pré-carnavalesca traz Maestro Spok e orquestras Gafieira de Bamba e Universal.

SEGUNDA-FEIRA 24

MARCO ZERO – O principal polo do Carnaval do Recife começa a semana já no ritmo do frevo com a passagem do som do Orquestrão a partir das 19h. Os mais de 200 músicos responsáveis por encerrar a folia na Terça-feira Gorda são regidos pelo Maestro Spok.

RUA DA MOEDA – A semana também começa quente na Rua da Moeda com a roda de frevo coma orquestra 100% Mulher e o movimento cultural Fazendo Arte, a partir das 18h. Durante a noite quem toma conta do espaço são as agremiações Tô chegando agora, Abanadores do Arruda, Clube de Bonecos Linguarudo de Ouro Preto e Lenhadores do Recife.

TERÇA-FEIRA 25

MARCO ZERO- Naná recebe o rapper D2 para um grande ensaio da abertura do Carnaval do Recife 2014. Se juntam a eles os batuqueiros de onze nações. Para acompanhar as vozes do grupo Voznagô e convidados. É a partir das 19h.

RUA DA MOEDA – A Rua da Moeda tem programação eclética durante a terça-feira da semana-pré. A noite começa com o pólo hip hop às 18, seguida de roda de frevo com a orquestra Harmonia e a Cia Brasiliart de Dança e do desfiles das agremiações, que conta com a presença do bloco carnavalesco Batutas de São José, Orquestra de Frevo Felicidade, grupo de passistas Mudança Popular, orquestra Nordeste Show, passistas foliões e Afoxé Povo de Ogunté.

PRAÇA DO ARSENAL – A apoteose do projeto Alegres Bandos, que reúne os blocos líricos recifenses acontece a partir das 20h no palco da Praça do Arsenal. Para ir esquentando, às 19h, começa o desfile das agremiações Flor da Lira do Recife, orquestra Frevo Maia Junior, passistas do grupo cultural Fazendo Arte, Mendes e sua Orquestra, Arte e Dança Popular de Pernambuco, Faceta Cia de Dança e Afoxé Omo Nilê Ogunjá. Às 22h tem ensaio do Orquestrão.

PÁTIO DE SÃO PEDRO – A partir das 20h tem Terça Negra especial de Carnaval no Pátio da cultura afro. Para fazer a folia da noite se reúnem no palco o hip hop Long Mc, o maracatu Cambinda Africano e os Afoxés Ylê de Egbá e Omô Obá Dê.

QUARTA-FEIRA 26

MARCO ZERO – Os primeiros batuques da quarta-feira pré Carnaval começam já às 19h como ensaio geral da abertura do Carnaval do Recife. Naná Vasconcelos com as onze nações de maracatu e Voznagô recebem mais uma vez o carioca Marcelo D2. Às 20h é a vez do grande homenageado da folia deste ano, Antônio Nóbrega junto com Marco César e Spok.

RUA DA MOEDA – Quarta também é dia de hip hop e frevo na Rua da Moeda, a partir das 18h. a roda de frevo pré-carnavalesca é formada pela orquestra Abre Alas e os passistas Luz do Amanhecer, além do Urso Cangacá. À noite, os Tambores de Ogúm tomam conta do local e segue em direção as principais vias do Bairro do Recife.

PRAÇA DO ARSENAL – às 18h já tem muito frevo na Praça do Arsenal com o desfile de agremiações e orquestras. Participam a orquestra de frevo Frevendo, os passistas Na Onda do Frevo,o clube de bonecos Seu Malaquias, a Troça Formiga Sabe que Roça Come, a o rquestra Tangarás e a companhia de dança Angelita Kerollynne. Às tem ensaio geral do Orquestrão e a chegada dos Tambores de Ogúm.

PÁTIO DE SÃO PEDRO - O Pátio de São Pedro recebe o lançamento do CD O canto do Galo, a partir das 20h com a orquestra de frevo de Marinho do Recife. Para ir aquecendo os foliões a orquestra de frevo Santa Cecília e os passistas da companhia Lunden de Dança se reúnem às 19h.

QUINTA-FEIRA 27

MARCO ZERO – A quinta-feira é das mulheres no palco central do Carnaval com o Bloco Nem com Uma Flor, realizado pela Secretaria da Mulher em prol do combate a violência contra mulheres. Também do Marco Zero sai o CBTU em Folia, que tem concentração e saída da Estação Central.

RUA DA MOEDA – A quinta-feira é dia do 7º Festival de Caboclinhos e Tribos Indígenas. A partir das 18h se reúnem no polo as tribos: Arapahós, Caboclinhos Tribogé, Tupã, Tapuias Camarás de Camaragibe, Tabajaras de Camaragibe, Canidé de Camaragibe, Cahetés de Goiana, Tupy, Canindé de São Lourenço da Mata, Taguaracy, Oxossi Pena Branca, Tapirapé, Sete Flexas do Recife, Caripós Mirins, Flexa Negra, Kapinawá, Canindé do Recife e Carijós.

PRAÇA DO ARSENAL – A concentração do Bloco nem com uma Flor acontece no Arsenal a partir das 16h com a orquestra de frevo Som Brasil Banda Show, o grupo de passistas Raízes, o clube de bonecos Menino do Pátio de São Pedro, orquestra Marinho e sua Orquestra e os passistas da No Ritmo do Compasso. Às 18h30 as tribos do 7º Festival de Caboclinhos e Tribos Indígenas chegam. No palco do polo, às 20h tem Mazurca da Quixaba, Ívano, orquestra do Maestro Duda e companhia de dança Giselly Andrade.

PÁTIO DE SÃO PEDRO – O desfile oficial do Afoxé Oyá Tokolé começa às 18h30 e é seguido pelo acerto de marcha dos blocos de pau e corda: bloco das Ilusões, Flor da Lira do Recife, Com Você no Coração e Memória na Infância. No palco, Ed Carlos comanda a folia a partir das 22h.