NOTÍCIAS

| 21.02.14 - 17h36

Estudantes da rede municipal homenageiam Capiba com exposição e oficina de frevo

[caption id="attachment_43970" align="alignleft" width="680"] Cem alunos o 1º ao 3º ano da Escola Municipal Compositor Capiba, no bairro do Torreão, apresentaram fotos, desenhos e espetáculo de dança nesta sexta-feira (21). (Foto: Carlos Augusto/PCR)[/caption]

Já em festa pelo Carnaval, cerca de 100 estudantes da rede municipal do Recife promoveram, nesta sexta-feira (21), uma exposição com o tema Capiba Canta Cidade Lendária, em homenagem ao compositor pernambucano conhecido pela vasta produção de frevos. O evento, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, contou com trabalhos realizados pelos alunos da Escola Municipal Compositor Capiba, que expuseram fotos, pinturas e desenhos. Uma oficina de frevo também marcou a mostra, que teve como convidados alunos de outras duas escolas da rede municipal.

A exposição foi idealizada para reforçar a importância da valorização da cultura popular da cidade, além de homenagear o patrono da Escola Compositor Capiba, no Torreão. Os convidados foram os alunos do 1º ao 5º ano das Escolas Municipais Santa Cecília (em Campo Grande) e Engenheiro Ednaldo Miranda de Oliveira (na Encruzilhada).

Durante a ação, os estudantes do 1º ao 3º ano da Compositor Capiba fizeram apresentações ao som dos frevos do compositor, como Oh! Bela, Voltei Recife, Madeira que Cupim Não Rói, Linda Flor da Madrugada. No final do evento os professores, junto com os alunos, realizaram uma homenagem à professora Sandra Fernandes, morta pelo companheiro no último fim de semana. Fizeram um minuto de silêncio e em seguida cantaram a música Cala Boca Menino, pedindo um basta à violência contra a mulher.

Maria Cristina da Silva, gestora da Escola Municipal Compositor Capiba afirmou que a valorização cultural faz parte do dia a dia da escola. “Estamos resgatando a cultura popular do Recife com os estudantes e nada mais justo do que homenagear um dos maiores compositores de frevo do estado. Trabalhamos a cultura pernambucana e o tema da violência contra as mulheres no projeto político pedagógico da escola e essa culminância é necessária para apresentar todo o trabalho realizado pelos alunos e professores da unidade.”

A estudante Ana Júlia Rodrigues, 7 anos, do 2º ano da Escola Compositor Capiba, comentou a felicidade de se apresentar na exposição e compartilhar arte com colegas de outras escolas. “Estou adorando participar porque gosto escutar e dançar o frevo. Quando escuto essa música não consigo parar de me mexer”, contou.