NOTÍCIAS

Cultura | 21.02.14 - 10h08

PCR entrega Academia Recife do bairro de Santo Amaro

[caption id="attachment_43940" align="alignleft" width="680"] Esta é a quarta Academia Recife a ser inaugurada. Serão mais oito até julho de 2014. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Os moradores do bairro de Santo Amaro e das comunidades vizinhas receberam na noite desta quinta-feira (20) a mais nova Academia Recife. Localizada na Avenida Agamenon Magalhães, nº 57, esta é a quarta unidade inaugurada pelo prefeito Geraldo Julio. Até julho de 2014 serão instalados doze equipamentos nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife. Qualquer pessoa pode praticar exercícios no local, basta realizar o cadastro sem ter que pagar nenhuma taxa.

A Academia Recife é mais um projeto da gestão de Geraldo Julio que tem como objetivo fazer com que o cidadão se aproprie dos espaços da cidade. Ela possui um novo conceito, sendo gratuita e totalmente ao ar livre. São oferecidos 26 equipamentos, todos em aço inoxidável - sendo resistentes tanto à chuva quanto ao sol. Os interessados em participar podem se inscrever apresentando apenas original e cópia de um documento de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.

Depois do Engenho do Meio, Lagoa do Araçá e da Torre, a iniciativa chega agora ao bairro de Santo Amaro. “Essa é uma oportunidade da população fazer a atividade física, musculação, ginástica, com um treinamento acompanhado por professores de educação física, orientado por pessoas que são capacitadas. Isso é respeito, dignidade, atenção com as pessoas. É assim que trabalhamos e queremos que seja em todos os bairros do Recife: mais qualidade de vida para todos”, declarou o prefeito Geraldo Julio.



Para Josenice Rodrigues de Souza, comerciante, moradora de Santo Amaro, esta é a primeira vez que ela terá acesso a uma estrutura de academia de verdade. “Nunca pude pagar para fazer musculação. Caminhava quando dava, mas nunca fiz nada de academia. Vai ser importante para todo mundo da comunidade poder ter acesso a isso. E também vamos ter pessoas que entendem, professores nos ensinando, dizendo como fazer. Já estou ansiosa para começar”, falou.

A capacidade por turma de 30 minutos é de 40 alunos na musculação e 20 alunos na sala de alongamento e ginástica. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 05h30 às 09h30 e das 17h às 21h. Aos sábados, o espaço funciona das 06h às 10h. No ato da inscrição, o aluno preenche um questionário médico. Aqueles que tiverem alguma doença diagnosticada, ou mesmo com alguma pré-enfermidade, deverão apresentar um atestado de saúde comprovando a aptidão física. Somente depois de todas as providências é que o participante receberá a carteirinha da academia.

[caption id="attachment_43941" align="alignleft" width="680"] As aulas já começam neste sábado. As inscrições já podem ser feitas a partir desta sexta. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Segundo o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras, a adesão e receptividade das pessoas nas Academias Recife tem sido muito grande, e a repercussão bastante positiva. “Somamos mais de sete mil inscrições nas três Academias Recife. As pessoas estão curtindo muito, participando, apoiando a iniciativa. Aqui em Santo Amaro a expectativa é atingir cerca de duas mil inscrições, já que a comunidade também aceitou muito bem o projeto. Começamos já neste sábado as aulas desta unidade. As inscrições já poderão ser feitas a partir de amanhã”, destacou o secretário.

Os alunos serão acompanhados por profissionais de educação física em todos os turnos. Todas as Academias Recife seguem o mesmo padrão: espaço para musculação, alongamento e ginástica localizada e uma equipe composta por dois professores, quatro estagiários, duas secretárias, dois auxiliares de serviços gerais e segurança, divididos em dois turnos.