NOTÍCIAS

Cultura | 21.02.14 - 14h58

Recife Antigo de Coração na prévia carnavalesca

Atividades para todas as idades e gostos na programação do próximo domingo (23)

O Recife Antigo de Coração já está no clima no clima de Momo, integrando oficialmente a programação da semana pré-carnavalesca. Serão diversas atividades para pessoas de todas as idades e gostos espalhadas por todo o Recife Antigo nesta 12ª edição do projeto que leva o recifense a vivenciar a cidade. A programação começa cedo e segue por todo o dia. Das 7h às 22h são atividades esportivas, de lazer, de entretenimento e cultura. O Recife Antigo de Coração está organizado em quatro ramificações, sendo elas o Polo Cultural; o Polo Esportivo; o Polo Infantil; e o Polo Musical.

Na Avenida Alfredo Lisboa, as crianças encontrarão as mais diversas brincadeiras, que estimulam tanto suas habilidades como também a criatividade. Das 8h às 15h, os pequenos poderão aprender a criar máscaras carnavalescas a partir de materiais reciclados. Além disso, no mesmo horário, também estará acontecendo recreação, exposição de álbuns de figurinhas e partidas de futebol. Das 10h às 11h30, acontecerá a apresentação da peça teatral “A cigarra e a formiga”.

O Polo Cultural mistura diversas atividades em um mesmo local: o Marco Zero. Aqueles que quiserem acertar no passo do frevo poderão usufruir do aulão promovido pela Academia HI, no Marco Zero, das 8h às 9h. Das 8h às 15h, os adultos também poderão aprender a se enfeitar para os dias de Momo na oficina de adereço para o Carnaval. Os artesãos irão confeccionar colares, enfeites e tiaras feitas com papelão. O grupo Conxitas se apresenta às 9h30 até 10h30. Desfiles de blocos de Carnaval e agremiações carnavalescas irão passar pelo bairro a partir das 15h.

O cantor Marrom Brasileiro também irá se apresentar no Recife Antigo, das 11h às 13h. Com o repertório mais variado, ele irá tocar desde músicas românticas ao Maracatu e o Coco. Das 14h às 15h, a Orquestra de Frevo Maia vai colocar a população para treinar para o Carnaval trazendo o ritmo que é símbolo da efervescência da cultura pernambucana e que recebeu da Unesco o título de patrimônio imaterial da humanidade: o Frevo.

O Grupo Som da Terra, que também está na programação, se apresenta das 15h30 às 16h30. O Maracatu Nação Leão Pernambuco segue com a programação de comemoração dos 150 anos do grupo. Eles são referência no maracatu de baque virado, típico do Carnaval pernambucano.

Já aquelas pessoas que estiverem precisando relaxar poderão aproveitar a cadeira de massagem que fica à disposição das 8h às 15h. Das 9h30 às 11h30 e das 14h às 15h, o Marco Zero será espaço para uma oficina de renda de bilro. A população poderá criar mantas, roupas, almofadas e artigos de artesanato utilizando o bilro.

O palco do Dançando na Rua, que fica na Praça do Arsenal, vai receber apresentações de Bolero, Swing, Tango, Samba, Merengue e os mais variados ritmos. O projeto ganha ainda a participação especial da Spok Frevo Orquestra, Orquestra Universal e Orquestra Gafieira de Bamba.

No Polo Musical, que fica na Rua da Moeda, a principal atração do dia será Karyna Spinelli, que sobe ao palco às 15h30. Serão convidados também alguns cantores que fazem parte do Clube do Samba. No mesmo local, às 18h30, artistas e bandas da nova cena musical participam da final do PRÉ AMP, festival de música que já está na sua 11ª edição (mais informações no site www.festivalpreamp.com).

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará funcionando normalmente, das 7h às 16h, ligando três rotas ao Marco Zero. Na Rua do Bom Jesus, por trás do Santander Cultural, estará disponível o aluguel de bicicletas, triciclos, quadriciclos e patins. As mais variadas modalidades esportivas irão acontecer das 8h às 15h. Na Rua Dona Maria César, será o espaço para o Badminton e também para o Handball. A Marquês de Olinda será o espaço para o Basquete de Rua, a Patinação Artística, o Vôlei e o Tênis. Já o Futebol Americano será no Marco Zero, próximo à rampa de skate que estará montada na Alfredo Lisboa.

Restrição no acesso de veículos

Algumas ruas estarão bloqueadas para o acesso de veículos, com o objetivo de proporcionar mais segurança para as pessoas que estarão curtindo o Recife Antigo de Coração. Os motoristas não poderão trafegar pelas: Avenida Rio Branco, Rua da Guia, Rua Álvares Cabral, Avenida Marquês de Olinda, Rua Dona Maria César, Rua do Bom Jesus, Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Barbosa Lima, Rua Domingos José Martins, Rua Barão Rodrigues Mendes e Praça do Arsenal da Marinha.

O acesso ao bairro continua acontecendo pela Ponte Giratória, Buarque de Macedo e a do Limoeiro, além da Avenida Cais de Apolo. A Rua do Observatório terá o fluxo controlado, sendo oferecido estacionamento para portadores de necessidades especiais.

A Prefeitura do Recife sempre disponibiliza o seu estacionamento, com 620 vagas, para garantir maior comodidade aos cidadãos. Quatro vans realizam o translado das pessoas rumo à área de lazer, de forma gratuita. O serviço irá funcionar das 6h às 23h. A expectativa é que as pessoas esperem pela van cerca de 10 a 15 minutos.

Confira a programação:

POLO INFANTIL
Recreação "Brincando na Rua" - Avenida Alfredo Lisboa - 8h às 15h
Exposição de Álbuns de Figurinhas Antigas: Avenida Alfredo Lisboa - 8h às 15h
Oficinas de Máscaras de Carnaval: Avenida Alfredo Lisboa - 8h às 15h
Futebol Infantil: Avenida Alfredo Lisboa - 9h às 15h
Teatro Infantil “A cigarra e a formiga” - Avenida Alfredo Lisboa - 10h30 à 11h30

POLO ESPORTIVO
Badminton: Rua Dona Maria César - 8h às 15h
Aluguel de bike e patins: Rua do Bom Jesus - 8h às 15h
Basquete de Rua: Av. Marquês de Olinda - das 8h às 15h
Arena Radical (Rampas de skate): Avenida Alfredo Lisboa - 8h às 15h
Vôlei: Avenida Marquês de Olinda - 8h às 15h
Tênis: Avenida Marquês de Olinda - 8h às 15h
Handball: Rua Dona Maria César – 8h às 15h
Futebol Americano: Marco Zero - 8h às 15h
Patinação Artística: Avenida Marquês de Olinda – 9h às 13h

POLO CULTURAL, ARTISTÍCO E DE LAZER
Cadeira de Massagem: Marco Zero – 8h às 15h
Oficinas de Renda de Bilro: Marco Zero – 9h30 às 11h30 e 14h às 15h
Aulão de Frevo da Academia HI - Marco Zero – 8h às 9h
As Conxitas: Marco Zero – 9h30 às 10h30
Marrom Brasileiro: Marco Zero – 11h às 13h
Orquestra de Frevo Maia: Marco Zero – 14h às 15h
Grupo Som da Terra – Marco Zero – 15h30 às 16h30
Dançando na Rua: Praça do Arsenal - 16h às 22h

POLO MUSICAL
Clube do Samba com Karynna Spinelli e Convidados: Rua da Moeda – 15h às 18h
PRÉ AMP: Rua da Moeda - 18h30 às 22h30h

Também no bairro:

Ciclofaixa de Turismo e Lazer: 7h às 16h
Feirinha do Bom Jesus e do PRODARTE: 14h às 22h
Desfile de blocos e agremiações – A partir das 15h