Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Assistência Social | 21.02.19 - 18h22

PCR e e TJPE firmam parceria para apoiar jovens que cumprem medidas socioeducativas

img_alt

Projeto denominado #PartiuFuturo viabiliza o cumprimento de medidas socioeducativas no Poder Judiciário. (Foto: Cortesia)

 

O depoimento emocionante de  Vambasta Santos marcou a formalização da parceria entre a Prefeitura do Recife com Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Vara da Infância de Pernambuco, no Programa de apoio ao cumprimento de medidas socioeducativas #Partiu Futuro, lançado nesta tarde de quinta-feira (21) no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, em Joana Bezerra. Inicialmente, cinco jovens dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos - SDSJPSDDH  vão cumprir a medida no TJPE nas áreas de tecnologia da informação, recursos humanos e comunicação/fotografia. O Programa de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) da PCR já atinge 218 jovens entre 12 e 21 anos dos 450 que cumprem medida socioeducativa nos Creas da capital. 

jovem Vambasta, de 18 anos, falou sobre a experiência que passou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), parceiro do PSC do Recife. "Pensei que não ia gostar, mas os seis meses que estava lá se passaram tão rápido que nem senti. Depois fiz curso de eletricista, arrumei um emprego e agora vou servir ao Exército, relatou o rapaz. "Tô tão feliz que só Deus sabe e hoje minha mãe diz que tem orgulho de mim", contou emocionado, acrescentando que sua vida está cada vez melhor. Vambasta Santos cumpria medida socioeducativa no Creas de Afogados. 

A secretária  do Recife de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos - SDSJPSDDH, Ana Rita Suassuna, destacou a importância da oportunidade para esses meninos e meninas. "Há muito preconceito em aceitar esses jovens que cumprem medidas socioeducativas  e a mudança desse comportamento contribui para transformar a vida deles", avaliou, destacando que várias instituições são parceiras da Prefeitura do Recife na iniciativa que tem mudado a história desses adoslescentes, a exemplo do TRE e várias secretarias do município. Os cinco primeiros participantes do  #PartiuFuturo passaram por um treinamento nos dias 14 e 15 de fevereiro.

Para o presidente do TJPE, desembargador Adalberto Oliveira de Melo, o depoimento do jovem Vambasta Santos mostra o quanto essas medidas mudam a realidade dos jovens que cumprem medidas socioeducativas. "Oportunizar o desenvolvimento pessoal e profissional desses meninos atinge as recomendações previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente", lembrou o presidente. Na ocasião, o grupo artístico formado por jovens que já cumpriram a medida fizeram uma apresentação cultural que foi muito aplaudida.