João da Costa lança edital para estudos de viabilidade para construção de edifícios-garagem
O objetivo é a melhoria da mobilidade na cidade com a oferta de vagas de estacionamento
[caption id="attachment_15284" align="aligncenter" width="581" caption="Iniciativa é uma das ações estratégicas do Plano Municipal de Mobilidade. Foto: Fernando Silva"][/caption]O prefeito João da Costa realizou, nesta quarta-feira (21), o lançamento do edital de chamada pública para empresas interessadas na construção de edifícios-garagem no Recife. A iniciativa visa à elaboração de estudos por parte do setor privado para a criação dos empreendimentos, tendo em vista a melhoria da mobilidade na cidade e a oferta de vagas de estacionamento, em especial no Centro. O anúncio foi feito no gabinete do gestor, no 9º andar do edifício-sede da Prefeitura, e contou com a presença de secretários municipais, presidentes de autarquias e empresas públicas da PCR, além do líder do governo na Câmara dos Vereadores, Luiz Eustáquio.
“Hoje, damos mais um passo no conjunto de iniciativas para melhorar a mobilidade urbana na cidade. Já no ano passado, implantamos um plano de ação junto à CTTU, com a modernização semafórica e a reengenharia de trânsito na rua Capitão Rebelinho, em Boa Viagem, e em outras vias. Também iniciamos os processos para a implantação da lei de carga e descarga, e já podemos comprovar a melhoria no tráfego na Avenida Abdias de Carvalho, com um ganho de oito minutos no fluxo cidade/subúrbio”, disse João da Costa, elencando várias ações realizadas pela Prefeitura para a mobilidade urbana.
O gestor falou ainda sobre o que esperar desses estudos de viabilidade para a construção dos edifícios-garagem. “Esses estudos devem viabilizar econômica e financeiramente, a implementação dos empreendimentos, analisando os custos. Dentro das diretrizes que estipulamos há sugestões para embasar os estudos que, se forem aprovados, deverão se tornar uma Parceria Público-Privada (PPP), uma concessão pública ou outra forma de parceria. A ideia é não utilizar dinheiro público”, informou o prefeito.
A iniciativa é uma das ações estratégicas do Plano Municipal de Mobilidade, que contempla a criação de corredores para transporte coletivo e incentivo ao uso de bicicletas, promovendo ainda a atividade ordenada de comércio e de serviços nesses locais. Os interessados terão cerca de três meses para apresentação dos estudos à Prefeitura. As empresas terão liberdade para oferecer alternativas que poderão se concretizar com apoio do Município. O edital determina algumas exigências para viabilizar o estudo apresentado. Uma delas é a localização. Para o Centro, estão pré-definidas 25 áreas para a construção de edifícios-garagem, que devem possibilitar o surgimento de 10 mil vagas de estacionamento e, consequentemente, menos veículos ocupando as ruas da cidade.
O coordenador-geral do Instituto Engenheiro Pelópidas Silveira, Milton Botler, disse que essa ação irá, ainda, melhorar o trânsito de pedestres nas ruas do Centro. “Esse é um marco na proposta de melhoria para a mobilidade no Recife. Isso vai facilitar a circulação, tirando os veículos das ruas e promovendo a ampliação de calçadas e implantação de ciclovias. A ideia não é fazer com que mais pessoas andem de carro, e sim que elas possam deixar seus veículos nos edifícios-garagem e peguem um ônibus circular e outros inter-modais, por exemplo”, afirmou.
Segundo Botler, a expectativa é de que, no segundo semestre, a Prefeitura avalie e defina os estudos para serem transformados em projetos. " A meta é no final deste ano ou no próximo no primeiro semestre do próximo comecem a ser viabilizados os projetos para a construção de novos edifícios-garagem no Recife", adiantou o coordenador-geral.