NOTÍCIAS

Cultura | 21.03.13 - 19h14

Geraldo anuncia ciclofaixa móvel e implantação do projeto “Recife Antigo de Coração”

[caption id="attachment_32515" align="aligncenter" width="680"] O projeto “Recife Antigo de Coração” é mais um dos compromissos assumidos por Geraldo Julio, em seu Programa de Governo, que sai do papel. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A partir do próximo domingo (24) as famílias recifenses passam a contar com mais um ponto de encontro para a prática de lazer. É que o Recife vai ganhar a Ciclofaixa Móvel de Turismo e Lazer, que vai garantir aos ciclistas duas rotas – na Zona Norte e na Zona Sul da cidade, com opções de deslocamento seguro. Além disso, será implantado o projeto-piloto “Recife Antigo de Coração”, que tem o objetivo de transformar o Bairro do Recife em um grande parque, oferecendo atividades culturais e sócio-educativas para a população. O prefeito Geraldo Julio detalhou as duas ações, na tarde desta quinta-feira (21), durante coletiva de imprensa no Centro de Artesanato, ao lado do Marco Zero.

Durante a coletiva, Geraldo Julio ressaltou que, antes de qualquer coisa, os dois projetos devolvem à população o reencontro com o Recife. “Essa é uma ação que qualquer gestor gostaria de anunciar. O casamento das duas ações é muito importante, porque você dá a oportunidade das pessoas viverem a cidade, promovendo assim o reencontro do Recife com a população, dentro desse momento de transformação que estamos vivendo hoje”, afirmou. No domingo, o prefeito vai participar do lançamento da Ciclofaixa percorrendo, de bicicleta, o trajeto da Zona Norte.

A Ciclofaixa Móvel, que foi planejada pelas secretarias de Turismo e Lazer e Mobilidade e Controle Urbano, vai ser montada todos os domingos e feriados, sempre das 7h às 16h.  Quatro mil cones serão utilizados para separar a faixa dos ciclistas da dos veículos. Com sete quilômetros, o trajeto da Zona Norte terá início na Avenida Parnamirim, bairro de Casa Amarela. Já o percurso da Zona Sul, que possui 6,5 quilômetros, começará no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. As duas rotas se somam aos sete quilômetros de ciclofaixas da Avenida Boa Viagem e se encontram no Marco Zero. No total, o roteiro é de 25,5 quilômetros e envolve 19 ruas e avenidas, além de 11 bairros.

[caption id="attachment_32514" align="aligncenter" width="680"] Geraldo Julio: “Essa é uma ação que qualquer gestor gostaria de anunciar". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Quem não tiver bicicleta terá a opção de alugar o equipamento. Três estações de aluguel, cada uma com 20 bicicletas, estarão montadas no bairro da Jaqueira, no Recife Antigo e no Pina. Para isso, basta se cadastrar no site www.ciclofaixarecife.com.br e inserir o número do cartão de crédito. O ciclista poderá retirar a bicicleta por 1h gratuitamente. Caso não queira parar o passeio, pagará R$ 5 por cada hora.  O financiador do projeto é o Banco Itaú, que venceu chamamento público realizado pela Secretaria de Turismo do Recife.

Durante a operação, 102 operadores de tráfego fardados – sendo 51 pela manhã e 51 à tarde, terão a função de auxiliar os ciclistas e motoristas. Também estão envolvidos na ação 48 guardas da CTTU, um coordenador de projeto, três inspetores de tráfego, seis auxiliares técnicos, seis mecânicos de pequenos reparos, três equipes médicas, além do apoio da Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Municipal, Dircon e Emlurb.  

As duas rotas da Ciclofaixa foram formuladas para percorrer os principais pontos turísticos da cidade, tornando-se também um atrativo para quem visita o Recife. Entre os pontos de destaque estão o Mercado de Casa Amarela, o Sítio da Trindade, Teatro Santa Isabel, Palácio do Campo das Princesas, Praça da República, Palácio da Justiça e Central do Artesanato, todos na rota da Zona Norte. Praia de Boa Viagem, Parque Dona Lindu, Pracinha de Boa Viagem, Cais de Santa Rita e Forte das Cinco Pontas compõem o percurso da Zona Sul.

Para garantir mais comodidade aos ciclistas, o projeto inclui um bicicletário no Marco Zero, que vai funcionar apenas nos dias em que a Ciclofaixa for montada. A PCR utilizará no projeto 50 placas de sinalização. Três quiosques serão instalados para assistência gratuita de bicicletas nos parques da Jaqueira e Dona Lindu, além do Marco Zero. Nesses mesmos pontos, três equipes médicas estarão disponíveis para aferir a pressão arterial dos ciclistas, que poderão contar ainda com 80 banners com informações sobre a iniciativa.



CTTU - As Ciclofaixas terão largura de 2,5 metros e mão dupla. A norma obedece às exigências do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Já a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai disponibilizar mapas com as rotas, 240 placas verticais e aproximadamente 10 km de sinalização horizontal de trânsito.

CONHEÇA AS ROTAS - A rota da Zona Norte tem início no bairro de Casa Amarela, na avenida Parnamirim, e segue pela av. Rui Barbosa, rua Amélia, rua José Luiz da Silveira Barros, av. Agamenon Magalhães (pista local), rua Leopoldo Lins, rua dos Palmares, av. Mário Melo, rua da Saudade, rua Princesa Isabel, av. Rio Branco, av. Alfredo Lisboa, até chegar ao Marco Zero. Já a rota da Zona Sul sai do Parque Dona Lindu, aproveita a ciclofaixa da av. Boa Viagem, seguindo pela av. Engenheiro Antônio de Góes, av. Engenheiro José Estelita, av. Sul, até chegar ao Marco Zero.

PARA OS MOTORISTAS – Com o início do projeto, é recomendável que os motoristas utilizem rotas alternativas aos domingos e feriados. O ideal, para quem vem da Zona Sul, é seguir pela Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, até o bairro de Afogados, dobrando à esquerda no Largo da Paz. Desse ponto, o motorista tem acesso a Estrada dos Remédios e poderá seguir com tranquilidade para todos os bairros da Zona Norte.

Já da Zona Norte para a Zona Sul, o motorista tem como opção a rua Real da Torre, seguindo até o bairro de Afogados. Em seguida, passando a Ponte Motocolombó, o motorista já está na avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, onde terá acesso a todos os bairros da zona Sul. No eixo Olinda/Boa Viagem, os motoristas podem seguir pela Avenida Agamenon Magalhães, já que só um trecho de duas quadras da via local, no sentido Olinda/Boa Viagem, estará com uma faixa destinada às ciclofaixas.

“RECIFE ANTIGO DE CORAÇÃO” – O projeto piloto “Recife Antigo de Coração” também será realizado no domingo (24). Compromisso assumido por Geraldo Julio em seu Programa de Governo, a ação começa às 8h e vai até às 18h. O objetivo é transformar o bairro em um grande parque urbano, com opões de lazer e entretenimento para a população. Para isso, a CTTU vai fechar algumas ruas da área. Quem for ao Recife Antigo neste dia contará com uma programação gratuita e diversificada na Praça do Arsenal, no Marco Zero e na Avenida Marquês de Olinda.

O estacionamento da PCR também estará disponível para a população, gratuitamente, no domingo (24). A cada 10/15 minutos, vans irão realizar o translado das pessoas da PCR até o bairro do Recife. Haverá três pontos onde será possível desembarcar e embarcar para retornar ao estacionamento: Prefeitura do Recife, Torre Malakoff e rua Mariz de Barros, próximo à av. Rio Branco.

Coube ao secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras, explicar que este é um projeto piloto. Depois da estreia, a PCR ouvirá a população, com o intuito de avaliar a ação, incorporar sugestões e definir a próxima data para o evento. "Queremos que as pessoas passem a frequentar mais o centro da cidade. Para estimular isso, elas vão encontrar lá o lazer, a segurança e o turismo em um único local", pontuou o secretário.

SERVIÇO:

Programação "Recife Antigo de Coração" deste domingo (24)

Roteiro da Caminhada Cultural

Mapa geral do "Recife Antigo de Coração"

Mapa da Cliclofaixa de Turismo e Lazer